A cidade de Istambul, na Turquia, foi o destino estreante de 2022 no Guia Michelin, o mais renomado guia de restaurantes do mundo. Em outubro, a publicação revelou quais foram os 53 locais destacados por seus inspetores. Dentre eles, um restaurante recebeu duas estrelas, quatro receberam uma estrela, um recebeu uma estrela verde, dez foram classificados como Bib Gourmand e 38 foram simplesmente recomendados pelo guia.
Para entrar na publicação, os locais são avaliados por inspetores que fazem visitas anônimas e avaliam a qualidade dos produtos, os sabores, as técnicas culinárias, a personalidade do chef na cozinha, a relação entre qualidade e preço e a consistência entre as visitas. Os melhores avaliados ganham de uma até três estrelas. A estrela verde, por sua vez, é uma categoria de reconhecimento pelas práticas sustentáveis dos restaurantes, enquanto os avaliados como Bib Gourmand (o nome do mascote da Michelin) são os restaurantes que apresentam a melhor relação custo-benefício.
O Diretor Internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullennec, disse que esse é um momento único na história de Istambul: “com 53 restaurantes, incluindo estabelecimentos cinco estrelados, a nossa seleção revela a amplitude desta talentosa paisagem gastronômica, orgulhosa da sua identidade e tradições, mas também aberta ao mundo.”
Restaurantes com estrelas Michelin em Istambul
Premiado com duas estrelas, o destaque do Guia Michelin em Istambul foi o restaurante TURK Fatih Tutak, localizado no distrito de Şişli, no lado europeu da cidade. Com a proposta de nunca abandonar os sabores tipicamente turcos, a cozinha dos chefs Fatih Tutak (também proprietário), Ogün Koca e Taylan Yücel rememora suas infâncias ao preparar releituras modernas e sofisticadas de pratos tradicionais das regiões do Bálcãs, do mediterrâneo e da Anatólia, a região central da Turquia.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
A culinária tradicional de Istambul também aparece nos quatro restaurantes que receberam uma estrela Michelin: Araka, Mikla, Neolokal e Nicole. O restaurante Araka, localizado no bairro de Yeniköy e comandando pela chef Zeynep Pınar Taşdemir, é mais focado no preparo de vegetais sazonais, com muitos temperos da região.
O Mikla já era uma figura constante na lista The World’s 50 Best Restaurants, espécie de Oscar da gastronomia. Agora, o chef-proprietário Mehmet Gürs também detém uma estrela Michelin para condecorar sua cozinha, que repensa o uso de ingredientes da região central de Anatólia, que normalmente são vistos como “humildes”, para a criação de pratos requintados. Fica no distrito de Beyoğlu.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
O repertório de Anatólia também se faz presente no Neolokal, localizado no Museu de Arte Moderna de Istambul. Além de receber uma estrela pela qualidade da comida, o restaurante também recebeu uma estrela verde por sua abordagem pioneira em gastronomia sustentável e ações voltadas a resguardar e promover o patrimônio culinário turco.
Continua após a publicidadeVer essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Por último, também em Beyoğlu, está o Nicole, onde receitas tradicionais turcas convivem com especiarias do Oriente Médio. O local é comandado pelo chef Serkan Aksoy, que sempre prioriza o uso de produtos regionais e de origem ética. Está instalado em um edifício de 1901 que foi construído para as freiras da ordem franciscana em Istambul – entre elas estava Agnés Marthe Nicole, que deu o nome ao local.
Ver essa foto no Instagram
Restaurantes Bib Gourmet em Istambul
Localizado logo acima do Bazar Egípcio (Spice Market), o restaurante Pandeli serve pratos tradicionalmente turcos em um ambiente totalmente revestido de cerâmica azul. Também com raízes típicas, o restaurante Alaf tem o ambiente mais moderno e é comandado pelo chef Deniz, que usa várias influências em seus preparos complementados pelos muitos coquetéis vendidos no local.
O popular restaurante Karaköy Lokantası agradou os inspetores do Guia Michelin por seus mezzes, refeições rápidas facilmente harmonizadas com a bebida típica turca, a rakı. Outro restaurante que apresenta uma grande variedade de mezzes é o Tershane, situado no oitavo andar do Hotel Momento, no distrito de Beyoğlu. Especializado em refeições rápidas, o Giritli fica numa varanda aberta durante o verão em Fatih, uma das regiões mais movimentadas de Istambul, e também apresenta criações inovadoras com raízes na mais tradicional culinária turca.
Ver essa foto no Instagram
Comandado pelo chef Volkan Türe, o restaurante Aheste traz um ambiente romântico com criações originais e diversas opções de pratos vegetarianos. Ainda no lado asiático, o restaurante Calipso, localizado no distrito de Küçükyalı, foi reconhecido por seus pratos a base de peixes, frutos do mar, mariscos frescos, mezze e saladas. No bairro badalado de Çukurcuma, o Cuma serve cozinha de inspiração mediterrânea e internacional, como tapas, ceviche e pizza.
No SADE Beş Denizler Mutfağı, a cozinha inspirada em Anatólia também ganha destaque, com lanches, refeições mais fartas e a especialidade da casa: língua de boi com pimenta quente. Já o restaurante Aman da Bravo, localizado em Beşiktaş, se destacou por seus pratos tipicamente turcos servidos no conceito de bistronomia moderna, com ingredientes produzidos no próprio país.
Ver essa foto no Instagram
A seleção completa do Guia Michelin de Istambul 2023 pode ser conferida pelo site.
Busque hospedagem em Istambul e veja as melhores opções de voo para Turquia
Resolva sua viagem aqui