Além-mar

Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Grandes chefs abrem restaurantes no terraço do El Corte Inglés

Uma praça de alimentação, a Gourmet Experience, foi inaugurada na famosa loja de departamentos de Lisboa; um projeto similar já existe em Madri

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2020, 14h26 - Publicado em 28 dez 2017, 11h47
O novo espaço: 5 mil metros quadrados de delícias
O novo espaço (aqui o Club del Gourmet): 5 mil metros quadrados de delícias (El Corte Ingles/Divulgação)

Desde que abriu as portas em Lisboa, o espanhol El Corte inglés, com seu mix de supermercado, empório gourmet e loja de departamentos, é um sucesso – especialmente entre os turistas brasileiros sempre ávidos por suas comprinhas.

Até a semana passada, as opções de refeições lá dentro eram mais um quebra-galho entre uma compra e outra do que um programa propriamente dito. Mas desde o dia 22 a realidade é outra – beeeem mais interessante e saborosa. Chegou a Gourmet Experience.

Os chefs estrelados Michelin José Avillez (do Belcanto, Bairro do Avillez, Cantinho do Avillez) e Henrique Sá Pessoa (do Alma, do Tapisco) abriram ali unidades cheias de bossa que servem refeições a menos de € 20 – Avillez com o Jacaré, especializado em carnes e legumes grelhados, e a Tasca Chic, inspirada nas tabernas portuguesas; e Sá Pessoa com o Balcão, também de delícias tipicamente portuguesas.

Um dos pratos do menu do Balcão, assinado por Henrique Sá Pessoa
Um dos pratos do menu do Balcão, assinado por Henrique Sá Pessoa (El Corte Ingles/Divulgação)
Continua após a publicidade

O chef Kiko (da Cevicheria, do Talho, do Asiático) se juntou ao time com a proposta havaiana do poke. O México é representado pelo Cascabel, do chef Roberto Ruiz, que na versão espanhola, em Madri, já garantiu uma estrela Michelin – mesmo percurso de Pepe Solla, o nome por trás do Atlántico, de sabores galegos.

O espaço, de 5 mil metros quadrados, ocupa o sétimo andar inteiro e inclui ainda a sorveteria Nannarella, de sorvetes italianos; uma filial da deliciosa Pastelaria Alcoa, com seus doces tipicamente portugueses; a loja que, na minha opinião, prepara o melhor bolo de chocolate do planeta (a Landeau); uma loja de chocolates Godiva; um bar de vinhos; uma filial da Gin Lovers (o badalado bar de gin do Príncipe Real), um clube de charutos; e, entre outros, uma versão repaginada do Club del Gourmet, que cresceu e ganhou muito mais delícias para encher as malas – de trufas a foie gras, de vinhos especiais a azeites premium, de condimentos dos quatro cantos às mais finas iguarias. Detalhe: todas as delícias podem ser provadas in loco.

Os doces da Alcôa: o lado mais saboroso da Terrinha
Os doces da Alcoa: o lado mais saboroso da Terrinha (El Corte Ingles/Divulgação)

A Gourmet Experience está aberta todos os dias a partir das 10h da manhã – até meia-noite, de domingo a quinta; e até 1h da manhã às sextas e sábados.

Publicidade
Publicidade