Viaje de carro por 18 dias pelas estradas do Espírito Santo
Destinos serranos e de praia em uma rota temperada pela tradicional moqueca capixaba – e com direito a chocolate para adoçar a viagem
Por Da Redação
Atualizado em 19 jul 2021, 13h11 - Publicado em 21 set 2011, 12h30
(Viagem e Turismo/)
1/7 Da capital parte-se para explorar as belas praias do sul, as serras do interior e as dunas e o forró ao norte. Clique na seta à direita da imagem acima para conhecer as seis localidades sugeridas neste roteiro de 18 dias pelo estado do Espírito Santo. (Viagem e Turismo)
2/71. Vitória (3 dias) Ponto de partida para explorar tanto os litorais norte e sul quanto a serra, a capital capixaba merece um passeio a pé pelo calçadão da Praia de Camburi e pelos cafés e lojas da Praia do Canto. Depois de experimentar a gastronomia local, compre sua panela de barro típica em Goiabeiras. (Setur)
3/72. Vila Velha (1 dia) Colada em Vitória, recebe moradores da capital em praias como a da costa. Já os turistas costumam cruzar a Terceira Ponte para ir ao Convento Nossa Senhora da Penha, com uma vista fantástica, e visitar a fábrica de chocolates Garoto. (Setur/Divulgação)
4/73. Guarapari (4 dias) Dona das melhores praias do estado, costuma arrebatar os visitantes também pela boca: não perca as moquecas de Meaípe e os pescados do restaurante Guaramare. (Sagrilo)
5/74. Pedra Azul (3 dias) Refúgio de inverno de casais e famílias capixabas, atrai também ecoturistas ao Parque Estadual da Pedra Azul. As lojas de orgânicos rendem boas compras. (Humberto Capai/Divulgação)
6/75. Alto Caparaó (4 dias) Nos limites de Minas Gerais, a cidade abriga o Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, com 2 892 m, o terceiro maior do Brasil. Encha-se de fôlego para escalá-lo. (Divulgação/Divulgação)
7/76. Itaúnas (3 dias) Suas dunas e praias selvagens, quase em território baiano, ajudam a compor o cenário da meca dos amantes do forró. (Divulgação)
O destino final da viagem é o norte do estado, quase divisa com a Bahia: Itaúnas é ideal para quem curte muito dançar forró.
PROGRAME-SE
Quando ir: a temperatura no Espírito Santo é agradável durante o ano inteiro. Costuma chover bastante no verão, época na qual cidades como Guarapari lotam. Na serra capixaba, é difícil os termômetros baixarem dos 10ºC no inverno.
Raio X das estradas: a Rodovia do Sol faz a ligação entre a capital e Guarapari. Quem vai para o litoral norte não escapa da movimentada BR-101. Atenção na BR-262: ela atravessa um trecho de serra e carrega todo o tráfego que se dirige a Belo Horizonte.