Um roteiro pelas estradas e praias do litoral sul da Bahia
Conheça um dos pedaços mais charmosos do litoral brasileiro – mar verdinho, falésias e coqueirais a perder de vista são companhia durante a viagem
Por Da Redação
Atualizado em 19 jul 2021, 12h26 - Publicado em 21 nov 2016, 12h42
1/11 Esse roteiro arrebatou corações dos primeiros portugueses a chegarem ao Brasil. E você, por terra, também pode se encantar pelas belíssimas paisagens do litoral sul da Bahia. Clique na seta à direita do mapa para ver o roteiro de 26 dias por 10 lugares imperdíveis da região (Viagem e Turismo)
2/111. Porto Seguro (4 dias) Berço da axé music, Porto parece não parar de dançar. Na Cidade Alta, pisaram os primeiros europeus que chegaram ao Brasil (iStock/iStock)
3/112. Santa Cruz Cabrália (1 dia) Altar da primeira missa celebrada pelos pioneiros portugueses que aportaram no país em 1500, a Praia de Coroa Vermelha continua repleta de índios, hoje pataxós artesãos (Divulgação)
4/113. Santo André (2 dias) Não espalhe na vizinhança, mas a outra margem do rio João de Tiba preserva a beleza e a tranquilidade que um dia Pedro Álvares Cabral avistou (Valdemir Cunha)
5/114. Arraial d'Ajuda (3 dias) A partir de Porto Seguro, basta uma travessia de balsa para chegar às praias com mar calmo, areia fina e falésias dessa vila charmosa. A animação também rola solta em algumas barracas e na Rua do Mucugê (Haquiles Fontes/Reprodução)
6/115. Trancoso (4 dias) Um gramado verdinho, cercado por casas coloridas voltadas para uma singela igreja branca que tem como cor de fundo o azul-esverdeado – ou seria verde-azulado? – do Oceano Atlântico. Essa cena idílica da praça apelidada de Quadrado arrebata desde visitantes anônimos até celebridades que adotaram a vila e lhe renderam a fama de ícone de uma Bahia chique ()
7/116. Praia do Espelho (2 dias) Cuidado, a transparência das piscinas naturais que refletem a beleza das falésias costuma conquistar corações. Entregue-se às espreguiçadeiras, esteiras e almofadas sob os gazebos que formam lounges à beira-mar e seja feliz – nem que só por um dia, pois os preços são salgados ()
8/117. Caraíva (3 dias) Deixe o carro de um lado do Rio Caraíva e embarque num bote. Este paraíso requer caminhadas por areias fofas até praias lindas e pacatas, onde a eletricidade é a maior novidade do mundo. Dá para explorar os arredores em barcos ou bugues. E não se pode perder o forró à noitinha (Divulgação)
9/118. Ponta do Corumbau (2 dias) A natureza tratou de isolar essa orla tranquila, e ela se manteve protegida. Para chegar até a vila de pescadores é preciso encarar uma sacolejante estrada de terra ou a travessia do Rio Corumbau em barcos que partem dos povoados vizinhos de Caraíva e Cumuruxatiba(Ricardo Freire)
10/119. Cumuruxatiba (3 dias) O mar esverdeado, as falésias coloridas, a fileira de coqueiros: a paz mora em Cumuru, cheia de pousadas charmosas. De julho a novembro dá para embarcar para observar baleias-jubarte ()
11/1110. Caravelas (2 dias) O principal ponto de partida para explorar o fantástico universo submerso do Parque Nacional Marinho de Abrolhos é rota obrigatória para mergulhadores (Enrico Marone)
O mesmo trecho do litoral Nordestino que, há mais de 500 anos, conquistou os portugueses descobridores do Brasil, continua surpreendendo os viajantes do século 21.
PROGRAME-SE
Quando ir: prefira o verão para mergulhar no Parque Nacional Marinho, em Abrolhos; o período entre julho e novembro é perfeito para observar as baleias-jubarte. Chove muito entre junho e agosto.
Raio X das estradas: Porto Seguro conecta-se a Caravelas por um trecho sinuoso da BR-101. É preciso percorrer estradas de terra para conhecer praias fantásticas como Ponta do Corumbau e Caraíva.
Distâncias (em km):
Caravelas
85
Cumuruxatiba
263
223
Porto Seguro
289
249
28
Santo André
284
257
47
75
Trancoso
Continua após a publicidade
Salve este mapa do Google no seu celular e leve este roteiro com você: