Roteiro pela Costa do Cacau e do Dendê, de Ilhéus a Salvador
Da Ilhéus do escritor Jorge Amado à festiva capital Salvador, uma rota por praias e ilhas no ritmo malemolente e contagiante da Bahia
Por Da Redação
Atualizado em 19 jul 2021, 12h26 - Publicado em 21 nov 2016, 13h01
1/8 Pegue o seu carro e viaje pelas estradas do cantinho mais malemolente do litoral baiano! Clique na seta à direita para ver nossas sugestões de um roteiro de 25 dias que começa em Ilhéus e segue até a capital, Salvador. (Viagem e Turismo)
2/81. Ilhéus (2 dias) As fazendas de cacau, o bar Vesúvio e o ex-cabaré Bataclan continuam ali – cenários eternizados em romances do escritor baiano Jorge Amado, como Gabriela Cravo e Canela. As melhores praias estão distantes do Centro e abrigam resorts. (Valter Pontes/Coperphoto)
3/82. Itacaré (5 dias) Em vez das longas filas de coqueiros e falésias que dominam o Sul da Bahia, esse trecho do litoral tem pequenas faixas de areia, separadas por costões de mata atlântica, diante de um mar de ondas iradas para surfe. Outros aventureiros praticam rafting e arvorismo. (Gabriel Carvalho)
4/83. Barra Grande (4 dias) Na Costa do Dendê, o principal povoado da Península de maraú mantém o sossego de suas lindas praias graças ao difícil acesso. Embora haja um caminho por terra desde Itacaré, a maior parte dos visitantes chega de barco via Camamu. (Divulgação)
5/84. Morro de São Paulo (4 dias) De alma cosmopolita, a ilha seduz estrangeiros do mundo todo com suas praias batizadas conforme a distância do centrinho: a Primeira e a Segunda Praia concentram a badalação, enquanto a Terceira faz a transição para as calmas Quarta e Quinta. Há bons passeios de barco e mergulhos. (Reprodução/Reprodução)
6/85. Ilha de Boipeba (3 dias) Primeiro ela ganhou fama como passeio rápido a partir de Morro. Hoje, a paradisíaca ilha de pescadores satisfaz um público próprio: mais a fim de praias habitadas apenas por coqueirais do que de festas e agito noturno. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
7/86. Ilha de Itaparica (1 dia) Destino de fim de semana dos soteropolitanos, a maior ilha da Baía de Todos os Santos tem algumas construções coloniais no município de Itaparica e praias no de Vera Cruz. (Jota Freitas)
8/87. Salvador (5 dias) Ponto final ou inicial perfeito de qualquer roteiro pela Bahia, a capital orgulha-se de suas heranças africanas, evidentes na culinária, na capoeira e nos tambores que fazem pulsar os corações de seu povo alegre no Carnaval. Explore sem pressa o Pelourinho, as igrejas e os museus do Centro Histórico; e prefira relaxar nas praias mais distantes, como a de Stella Maris. ()
Da Ilhéus do escritor Jorge Amado à festiva capital Salvador, confira aqui uma rota por praias e ilhas no ritmo malemolente e contagiante da Bahia.
PROGRAME-SE
Quando ir: no litoral da Bahia faz calor o ano inteiro – ainda que com chuvas de maio a agosto. No verão, os preços disparam. Salvador fica muito movimentada durante o Carnaval e as principais festas religiosas – como a de Iemanjá, comemorada em 2 de fevereiro. Há estabelecimentos da Ilha de Boipeba e de Barra Grande que fecham suas portas na baixa temporada.
Raio X das estradas: todo o roteiro pode ser feito pela BA-001 (que é paralela à BR-101, com a vantagem de ser menos movimentada). Ferryboats ligam Salvador a Itaparica. Carros não vão até Morro e Boipeba.
Distâncias (em km):
Camamu
119
Ilhéus
49
72
Itacaré
207
322
256
Salvador
75
194
124
133
Valença
Continua após a publicidade
Salve este mapa do Google no seu celular e leve este roteiro com você: