Por Adrian Medeiros
Atualizado em 8 dez 2016, 10h17 - Publicado em 13 jan 2012, 18h10
O espírito guerreiro e a face marcada pelas heranças gaélicas, nórdicas e saxãs moldaram a cultura escocesa, orgulhosa e singular. Uma roupa? O kilt. Um instrumento musical? A gaita de fole. Sobre a mesa? O assustador haggis acompanhado por um copo de puro malte. Tudo é tão enganosamente pitoresco na Escócia que é fácil cair no estereótipo do montanhês sobre colinas pedregosas cortadas por nuvens cinzentas. Todas essas características estão lá para todos conhecermos, assim como é encantador descobrir novos panoramas nestas terras.
Lá você encontrará um dos eventos culturais mais dinâmicos e ricos do planeta, o Festival de Edimburgo. Cinema, artes performáticas, teatro, música, artistas de rua e instalações multimídia. Só indo para entender. Para exercitar um pouco o corpo você pode testar seu swing nos ancestrais campos de Saint Andrews, a terra natal do golfe, ou escalar o Ben Nevis, o ponto culminate do Reino Unido. Já que você está aqui nas Highlands, pague uma visita ao Loch Ness – um lago um tanto sem graça, mas em cujas águas vive (?) o célebre monstro, ou a ilha de Skye, com seu clima bruto e imprevisível. Isso sem falar nos célebres castelos de Eilean Donan e Cawdor.
Esta é a terra de Adam Smith e Graham Bell, de Sean Connery e Andrew Carnegie, dos exploradores James Clark Ross e David Livingstone. A Escócia é isto: uma terra de gente que conquistou o mundo, mas que conquista os corações de quem a visita.
COMO CHEGAR
O jeito mais fácil de chegar à Escócia é fazendo primeiro uma escala via Heathrow, em Londres, e daí para os aeroportos de Glasgow e Edimburgo. Por via terrestre as melhores opções são as linhas ferroviárias UK National Rail, operadas por companhias como a Virgin, ScotRail e EastCoast.
Informações ao viajante
Línguas: Inglês
Moeda: Libra esterlina
Como ligar para o Brasil: 0800-89-00-55; 0800-056-74-42
Visto: Não é necessário
Embaixada oficial no Brasil:
SES, Qd. 801, lote 8, Brasília (DF) 61 3329-2300