Por Adrian Medeiros
Atualizado em 21 set 2023, 13h43 - Publicado em 19 set 2011, 18h15
O Portal de Brandemburgo, o mais poderoso ícone da Alemanha unida, foi erguido em 1791 para celebrar as vitórias bélicas prussianas (/)
1/22 O Portal de Brandemburgo, o mais poderoso ícone da Alemanha unida, foi erguido em 1791 para celebrar as vitórias bélicas prussianas (Thinkstock/Thinkstock)
2/22 Construções típicas da Alemanha na cidade de Rotemburgo (IStockphoto)
3/22 Kurfurstendamm, a grande avenida do comércio e da moda de Berlim, e a escultura que simboliza a Alemanha unificada (Comstock/Reprodução)
4/22 Cúpula de vidro do Reichstag, atual sede do Parlamento Alemão (Thinkstock/Thinkstock)
5/22 Toda a extensão do muro de Berlim, que separou a capital do resto do país por 28 anos, pode ser conhecida em um passeio turístico a pé ou de bicicleta (Divulgação/Divulgação)
6/22 A cidade de Nuremberg, fundada na Idade Média, ainda conserva as muralhas que cercavam a cidade (Thinkstock/Thinkstock)
7/22 As tradicionais salsichas assadas, servidas nos restaurantes e bares de Nuremberg (Hemera/Reprodução)
8/22 Construído no século 19, o Castelo Neuschwanstein, na Bavária, serviu de inspiração para Walt Disney idealizar o Castelo da Cinderela (Thinkstock)
9/22 Salão dos cantores do Castelo Neuschwanstein, construído pelo rei Ludovico II, na região da Bavária, que inspirou Walt Disney na criação do Castelo de Cinderela (Divulgação)
10/22 Para conhecer o Castelo de Heidelberg o passeio começa em um trenzinho. Atualmente, a construção é utilizada para banquetes, bailes, espetáculos teatrais e concertos ao ar livre durante o verão (Digital Vision)
11/22 Munique é palco para a Oktoberfest há 200 anos, mas, apesar do nome, a festa é realizada do meio de setembro ao começo de outubro, quando a temperatura é mais amena (Polka Dot Images/Reprodução)
12/22 O Castelo Hohenschwangau, na aldeia de Schwangau, atração próxima a Munique (Carolina Paschoal/Divulgação)
13/22 Patrimônio da Humanidade, Lübeck tem um centro histórico do período medieval com prédios de arquitetura gótica e tijolos vermelhos à mostra (iStockphoto)
14/22 O portão medieval de Holstein - erguido no século 15 com muralhas de até 3,5 metros de espessura - abre alas para o centro histórico de Lübeck (Thinkstock)
15/22 Cidade portuária, Hamburgo tem mais de 2 mil pontes que transpõem os canais da cidade. Por esse motivo, ganhou o título de Veneza Germânica (iStockphoto)
16/22 Parque Heiligengeistfeld, em Hamburgo (Ricardo Freire)
17/22 A catedral de Colônia, que abriga relíquias ligadas que estariam ligadas aos três reis magos, é a maior do mundo e sua construção levou 600 anos para ser finalizada. Em 1996, foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
18/22 Vitral da Catedral de Colônia ()
19/22 Arquitetura de Dresden (Hemera)
20/22 A Igreja Frauenkirche foi destruída na Segunda Guerra Mundial, e sua reconstrução só foi finalizada em 2005. Uma estátua em bronze de Martinho Lutero saiu ilesa dos bombardeios e enfeita a praça em frente à igreja (Thinkstock/Thinkstock)
21/22 Embora não seja exclusividade germânica, é na Alemanha que o Rio Reno ganha uma paisagem diferente com florestas, castelos construídos em penhascos (Thinkstock)
22/22 Castelo de Neuschwanstein (Diego-Cambiaso/Flickr/Creative-Commons)
A Alemanha é um dos países mais organizados do planeta: limpo e pontual, responsável e inteligente. E o melhor é que não faltam animação, belas paisagens, história e cultura.
A Oktoberfest de Munique é uma verdadeira ode à cerveja e à vida, concertos de Bach e Beethoven exemplificam a genialidade humana, enquanto edificações como o castelo de Neuschwanstein, perto de Füssen, e a Catedral de Colônia mostram um pouco da história dessa nação que é um dos pilares da União Europeia.
Ao mapear as cidades a serem visitadas, dá para escolher de tudo um pouco, das pequenas e encantadoras Rothenburg e Heidelberg a grandes metrópoles, como Berlim, a capital da Alemanha, que pulsam com uma vida cultural animada, baladas noturnas e lojas com produtos de design exclusivo.
As chagas de duas guerras devastadoras e a separação entre os mundos capitalista e comunista, quando existiu a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental, ainda podem ser vistas por todo o país, especialmente em Dresden e Berlim. Mas hoje os alemães miram o futuro sem deixar de preservar o passado.
O sistema de transporte do país é impecável, com trens, bondes, estradas e aeroportos moderníssimos. A infraestrutura turística conta com hotéis e restaurantes bem cuidados e equipes treinadas com apuro.
O inglês é tido como segundo idioma, o que facilita bem a vida dos turistas não versados na língua de Goethe.
A Alemanha é um destino fácil e belo, seja acelerando nas pistas de uma autobahn ou navegando calmamente pelo Rio Reno. Então, em vez de usar o gigantesco aeroporto de Frankfurt apenas como sua porta de entrada para a Europa, utilize-o como o início de sua jornada por esse incrível país.