Continua após publicidade

Um CU em cada esquina: a rede de lojas da Coreia do Sul que viralizou

Sucesso no TikTok e pano de fundo em doramas, essa rede de lojas de conveniência rende um trocadilho infame que provoca risos somente entre brasileiros

Por Maurício Brum
27 ago 2024, 20h00

Tem horas em que a quinta série que vive em muitos de nós fala mais alto. Se você gosta de doramas coreanos ou segue nas redes sociais alguém que curte esse tipo de programa de TV – ou, simplesmente, lê os posts de alguém que já viajou para lá – provavelmente já se deparou com a piadinha: na Coreia do Sul, tem um CU em cada esquina.

E, pelo menos nas principais cidades, tem mesmo! Só na capital Seul são mais de 2,5 mil unidades dessa rede de lojas de conveniência, que tem centenas de outras filiais espalhadas por quase todas as cidades do país, com destaque para grandes metrópoles como Daegu, Incheon e Busan.

Afinal, o que é o CU da Coreia?

cu-coreia-do-sul-conveniencia
Lojas da CU oferecem imensa variedade de produtos para o dia a dia (LERK/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Como dito acima, o CU é uma rede de lojas de conveniência, que opera como uma espécie de “Oxxo coreano”: está por todas as partes, vendendo produtos variados para as necessidades do dia a dia.

Além de operar como um mercadinho, algumas unidades são um pouco maiores e incluem áreas diferenciadas para os clientes.

Continua após a publicidade

Trocadilho infame só funciona no Brasil

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Visit Johor (@visitjohor)

O nome dessa rede comercial, é claro, jamais teve a intenção de render qualquer cognato inapropriado. O “CU” que rende um trocadilho engraçado para os brasileiros na verdade é um jogo de palavras com a língua inglesa: as letras servem tanto para formar, foneticamente, a frase “see you” (“eu te vejo” ou “até mais”, conforme o contexto) quanto para simbolizar as iniciais de Conveniência e Você (neste caso, a corruptela de “you”, representada pela letra u).

Onipresente na Coreia do Sul e com filiais em outros países asiáticos, a rede CU aparece com frequência em doramas – produções de teledramaturgia orientais – e também como pano de fundo de viagens para aquela parte do mundo. São tão fáceis de encontrar que se tornam parada obrigatória.

Continua após a publicidade

O trocadilho infame, porém, só funciona para os brasileiros, razão pela qual as lojas acabaram viralizando nas redes sociais por aqui, especialmente no TikTok, onde o slogan da rede (“nice to CU”, ou “bom ver você”) se tornou uma hashtag muito utilizada.

Leia tudo sobre a Coreia do Sul

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade