Continua após publicidade

‘The Crown’: conheça os cenários da série na Inglaterra

Os palácios da monarquia britânica da ficção não são os da "vida real" e a boa notícia é que você pode visitá-los

Por Yasmmin Ferreira
Atualizado em 15 jul 2024, 21h45 - Publicado em 15 jul 2024, 20h00
The Crown
Na impossibilidade de gravar no Palácio de Buckingham, outros palácios e mansões serviram de locação para as cenas (//Divulgação)
Continua após publicidade

Há uma magia incontestável relacionada à realeza britânica, muito por conta de uma combinação intrigante de episódios que envolvem glamour, charme, escândalo e tragédia que há anos se escondem atrás dos muros do Palácio de Buckingham. Por essas e outras que The Crown, série da Netflix criada por Peter Morgan sobre a Casa de Windsor, se tornou um sucesso estrondoso de audiência.

Ao longo de seis temporadas, entre 2016 e 2023, a série foi aclamada por sua caracterização e pela representação de cenários históricos. Mas, diferentemente do que se possa pensar, os lugares da vida real nem sempre são os mesmos utilizados nas locações. Elementar, você deve estar pensando. Veja agora alguns dos lugares que serviram de cenário pelo Reino Unido.

Palácio de Buckingham

Em The Crown, uma variedade impressionante de locações históricas foi meticulosamente selecionada para recriar o Palácio de Buckingham, em Londres, de maneira autêntica e detalhada. Para os interiores, destacam-se Wilton House, Lancaster House e Wrotham Park, todos no Reino Unido. 

Wilton House, com sua história desde 1544 e reconstrução no século 17, captura perfeitamente a opulência dos salões e quartos privados do palácio. O prédio, localizado cerca de 150 km a sudoeste da capital inglesa, recebe visitantes, inclusive na área interna, durante o verão. Consulte as datas no site oficial.

View this post on Instagram

A post shared by Wilton House (@wiltonhousepmh)

A Lancaster House, por sua vez, fica em Londres, grudadinha ao Palácio de Buckingham da vida real, a cerca de cinco minutos de caminhada. Erguida em 1825 e palco de importantes eventos governamentais, a construção proporciona o cenário ideal para cenas formais e eventos de estado na série. O interior do prédio não fica aberto para visitas, mas é possível fazer um passeio virtual.

Continua após a publicidade

Para as filmagens dos exteriores do Palácio de Buckingham, foram escolhidos dois locais icônicos da Inglaterra: o Old Royal Naval College, em Londres, e o Moor Park, em Hertfordshire.

O Old Royal Naval College, desenhado por Sir Christopher Wren no final do século 17, exemplifica a grandiosidade da arquitetura barroca inglesa. Este local histórico é usado na série para recriar eventos públicos grandiosos, como o casamento da Rainha Elizabeth II e do príncipe Philip, capturando a magnitude e a solenidade dessas ocasiões memoráveis.

View this post on Instagram

A post shared by Old Royal Naval College (@oldroyalnavalcollege)

Castelo de Windsor

Na série, o Castelo de Windsor (casa real da rainha) é frequentemente mencionado, mas as cenas não são filmadas lá. Em vez disso, o Belvoir Castle, em Leicestershire, e a Burghley House, em Lincolnshire, foram escolhidos como locações pela história rica e arquitetura imponente que testemunham de forma viva o passado britânico.

Continua após a publicidade

Belvoir Castle, uma reconstrução majestosa do século 11 após a Conquista Normanda, fica cerca de 200 km ao norte de Londres e recebe visitantes diariamente, inclusive com tours guiados que duram 90 minutos. Saiba mais no site oficial.

View this post on Instagram

A post shared by Belvoir Castle (@belvoircastle)

Burghley House, do século 16, também fica ao norte da capital, a cerca de 150 km, e os ingressos antecipados são vendidos pelo site.

View this post on Instagram

A post shared by Burghley (@burghleyhouse)

Continua após a publicidade

Kensington Palace

Wellington College, localizado em Crowthorne, Berkshire, é conhecido por sua bela arquitetura e serviu de cenário em diversas cenas que representavam o Palácio de Kensington, onde Diana viveu após a separação do príncipe Charles.

Localizado a oeste de Londres, mais próximo da capital do que outras locações, ele não abre regularmente para visitantes. Mas, além de poder vê-lo por fora, vale conferir no site oficial a programação cultural, uma vez que o colégio sedia concertos e peças teatrais abertos ao público.

View this post on Instagram

A post shared by Wellington College (@wellingtoncollege)

Bônus: Paris

Em The Crown, o hotel Ritz Paris – que aparece muito na quinta temporada – é representado pela Waddesdon Manor, uma mansão localizada em Buckinghamshire, encomendada pela família Rothschild na década de 1870.

Continua após a publicidade

Apesar de estar na Inglaterra, a cerca de 90 minutos de carro de Londres, o local foi construído com uma forte influência da arquitetura francesa, lembrando um típico château. O local abre a visitantes de quarta-feira a domingo e recomenda-se comprar os bilhetes com antecedência no site oficial.

Apenas o interior da Waddesdon Manor foi usado como locação, já a fachada do Ritz Paris é a do próprio hotel que aparece em cena. O elegante endereço fica em frente à Coluna de Vendôme, a duas quadras da Place de la Concorde e também muito próximo ao Louvre.

View this post on Instagram

A post shared by Waddesdon (@waddesdonmanor_nt)

Leia tudo sobre o Reino Unido

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Londres

Veja as melhores opções de voos para Londres

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade