Continua após publicidade

Rota do saquê no Japão: cinco lugares para provar a bebida

Ao norte do Japão, cidades têm fábricas tradicionais que produzem saquês premiados

Por Da Redação
3 set 2024, 20h00
Saquê
 (Quickly Travel/Divulgação)
Continua após publicidade

O saquê, conhecido no Japão como nihonshu, é uma tradição que simboliza hospitalidade e celebração. Há muitas lendas sobre a criação da bebida fermentada, mas acredita-se que tenha surgido na China e passou a ser fabricada por monges japoneses há 2 mil anos.

A produção envolve quatro ingredientes: arroz, água, fermento e koji, um tipo de fungo essencial na culinária japonesa. Quanto menos impurezas e gorduras os grãos de arroz tiverem, mais valorizado será o saquê.

É possível embarcar em uma rota pelas principais cervejarias de saquê explorando belezas naturais e culturais. A Quickly Travel, agência especializada em turismo no Japão, elaborou um roteiro com cinco regiões: Akita, Iwate, Hokkaido, Miyagi e Yamagata. Cada local combina paisagens deslumbrantes com a degustação de bebidas premiadas e tradicionais.

ROTA DO SAQUÊ NO JAPÃO

Hiraizumi Honpo Brewery, em Akita

Capital da província mais ao norte do Japão, Akita é famosa por suas paisagens cobertas de neve, águas termais e pelo saquê Hiraizumi Honpo. A fábrica aberta desde 1487 é a mais antiga da região e utiliza métodos tradicionais para produzir o saquê com bacilos de ácido láctico naturais e sem adição de álcool. O resultado é uma bebida com aromas de laranja, flor e arroz, com um toque de grapefruit.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 飛良泉本舗(公式) (@hiraizumi_sake)

Nanbu Bijin Brewery, em Iwate

Localizada na segunda maior província do Japão, Iwate, a Nanbu Bijin Brewery é conhecida pelo seu saquê Junmai DaiGinjo. Com certificação kosher, o saquê é respeitado tanto pelo seu aroma floral quanto pelo seu sabor encorpado.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nanbu Bijin-IWC Champion Sake🥇🌱 (@nanbu_bijin)

 Otokoyama Brewery, em Hokkaido

No extremo norte do Japão, Hokkaido é um paraíso natural famoso por suas paisagens nevadas e campos de lavanda. É também o lar da Otokoyama Brewery, que produz um saquê premiado internacionalmente utilizando água mineral da cidade de Asahikawa. A fábrica é uma atração popular na região por ter um museu com entrada gratuita dedicado à bebida.

Otokoyama Brewery, Hokkaido, Japão
O museu exibe antigos utensílios de preparação do saquê e aborda a história da Otokoyama Brewery (Otokoyama Brewery/Reprodução)
Continua após a publicidade

Saura Brewery, em Miyagi

Famosa por suas paisagens pitorescas, como a Ilha Matsushima, Miyagi abriga a Saura Brewery, produtora do Urakasumi saquê. Fundada em 1724, a cervejaria começou a produzir a bebida para o Santuário Shiogama e hoje é uma das líderes da região, com três fábricas que produzem milhões de litros anualmente.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 浦霞醸造元|Urakasumi Sake Brewery (@urakasumi_sake)

 Shindo Brewery, em Yamagata

Em Yamagata, uma província montanhosa na região de Tohoku, a Shindo Brewery se destaca pela produção de saquês que ganharam fama internacional. Com uma longa tradição e acesso a arroz de qualidade e água pura, as bebidas são conhecidas em Hong Kong e Singapura e já foram premiadas no International Wine Challenge.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Japão

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade