Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Roma reabre ao público passagem secreta dos papas

Passetto di Borgo salvou a vida de alguns papas e serve como ligação entre o Vaticano e o Castelo de Santo Ângelo

Por Clarice Sena
21 jan 2025, 14h00 •
passetto-di-borgo
Passarela elevada tem 800 metros de comprimento em sua maior extensão (Hugo DK/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade
  • Graças ao Jubileu 2025, diversas atrações em Roma estão com uma programação especial. Uma delas é o caminho do Passetto di Borgo, uma rota que conecta o Vaticano e o Castelo de Santo Ângelo (Castel Sant’ Angelo). Sob o passadiço arqueado ao ar livre, esconde-se uma passagem que serviu como rota de fuga ao longo dos séculos. A passarela voltou ao imaginário em anos recentes após aparecer no livro Anjos e Demônios, obra de Dan Brown que se passa em Roma e que ganhou uma famosa adaptação para os cinemas em 2009.

    A passagem fortificada foi erguida originalmente em 1277 e sobreviveu a centenas de episódios históricos de Roma. Após um trabalho de restauração que durou cerca de seis meses, o caminho com 800 metros de comprimento no trecho mais longo foi reaberto em dezembro de 2024 e está disponível para visitação.

    A história do Passetto di Borgo

    O Passetto foi construído durante o século 13, por encomenda do Papa Nicolau III. A ligação une o Vaticano ao Castelo de Santo Ângelo, erguido originalmente como o mausoléu do imperador romano Adriano.

    Siga

    O Castelo, que um dia foi o edifício mais alto de Roma, já serviu como fortaleza, palácio e uma prisão. A construção aparece como cenário da ópera Tosca de Puccini e na franquia de jogos Assassin’s Creed. Hoje, o Castelo é sede do Museo Nazionale di Castel Sant’ Angelo – também aberto para visitação.

    passetto-castel-santangelo
    Trecho final do passetto na chegada ao Castel Sant’ Angelo (ROFI44WIK/ CC-BY-SA-3.0/Wikimedia Commons)
    Continua após a publicidade

    Durante o auge da Idade Média e do Renascimento Florentino, pelo menos dois papas salvaram a própria vida utilizando o Passetto para fugir até o edifício histórico. Em 1494, o Papa Alexandre VI, nascido Rodrigo Borgia, escapou das milícias do francês Carlos VIII, refugiando-se no Castelo. Já em 1527 ocorreu a fuga mais famosa, quando o Papa Clemente VII, nascido Giulio de Medici, também se refugiou na fortaleza durante o Saque de Roma pelas tropas rebeldes de Carlos V.

    Como visitar o Passetto di Borgo

    A visita ao Passetto deve ser reservada no site oficial, que atualmente tem datas disponíveis apenas até o fim de fevereiro. Os ingressos custam de 16 a 28 euros, dependendo do horário e tipo de visita contratada – são duas opções diurnas e uma noturna. A saída para o passeio é na Piazza della Città Leonina, na esquina da Via del Mascherino.

    Já a visitação ao Castelo de Sant’Ângelo custa a partir de 20 euros e oferece acesso às exposições do edifício com audioguias e interiores com coleções de arte e objetos militares históricos.

    Continua após a publicidade

    Leia tudo sobre Roma

    Reserve hospedagem em Roma

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade