Paris: Fundação Louis Vuitton recebe maior mostra já dedicada a David Hockney

Ícone da pop art britânica ganha tributo com mais de 400 obras em exibição, incluindo pintura que já foi a mais cara do mundo

Por Maurício Brum
Atualizado em 20 jun 2025, 10h37 - Publicado em 19 jun 2025, 16h00
david-hockney-25-louis-vuitton
Exposição propõe um trajeto por toda a carreira do artista, mas dando uma atenção maior às obras dos últimos 25 anos (© David Hockney © Fondation Louis Vuitton / Marc Domage/Divulgação)
Continua após publicidade

Até o final de agosto, a Fundação Louis Vuitton, em Paris, exibe a maior exposição já dedicada a David Hockney, conhecido pelo uso sem reservas de uma rica paleta de cores e ilustrações que exploram temas contemporâneos com uma linguagem que já foi comparada ao cartunesco.

Às vésperas do 88º aniversário do homenageado, em julho, a mostra traz uma retrospectiva bastante completa das sete décadas de trabalhos de um dos artistas britânicos mais influentes do período, com um foco inédito em seus trabalhos mais recentes.

Trabalhos em destaque

Intitulada David Hockney 25 – Do Remember They Can’t Cancel the Spring (“Lembre-se de que eles não podem cancelar a primavera”, em tradução livre), a exibição em Paris reúne mais de 400 trabalhos assinados por ele entre 1955 e 2025. São incursões nos mais diversos formatos, desde pinturas mais tradicionais a óleo ou acrílico até artes digitais feitas em um iPhone, além de instalações em vídeo.

hockney-pool-1972
Pintura de 1972 chegou a atingir o valor mais alto da história para uma obra de um artista vivo em leilão (© David Hockney Photo Credit: Art Gallery of New South Wales / Jenni Carter/Divulgação)

Como uma boa imagem do mergulho metafórico nas várias fases da carreira de Hockney, os visitantes são convidados a iniciar o percurso diante de obras retratando… piscinas. O destaque é a chance de ver o famoso “Portrait of an Artist (Pool with Two Figures)”, de 1972, que chegou a ostentar o título de obra mais cara de um artista ainda vivo a ser vendida em leilão – foi em 2018, quando acabou adquirida por US$ 90,3 milhões por um colecionador privado.

Continua após a publicidade

Apesar de remeter aos inícios de Hockney, a maior parte dos trabalhos à mostra data dos últimos 25 anos, com obras elaboradas entre Yorkshire, Londres e a Normandia. O próprio artista participou ativamente da escolha dos materiais em exibição e da montagem dos espaços.

Serviço

A exposição dedicada a David Hockney estreou em 9 de abril e segue em cartaz até 31 de agosto de 2025, na Fundação Louis Vuitton, em Paris. O prédio fica na Av. Mahatma Gandhi, 8, no Bois de Boulogne, e a estação de metrô mais próxima é a “Les Sablons”, na linha 1.

O espaço abre todos os dias, com exceção das terças-feiras, das 11h às 20h. Aos domingos, a abertura ocorre uma hora mais cedo. Ingressos custam 16 euros e é possível reservar antecipadamente pelo site oficial.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade