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Novos trens reduzirão viagem de Paris à Costa Azul em mais de 1h

Trajetos que levam até seis horas, como a viagem entre Paris e a Riviera Francesa, poderão ser feitos em quatro horas e meia

Por Caroline Dalla Vecchia
Atualizado em 21 set 2022, 16h31 - Publicado em 21 set 2022, 13h07

A série de trens de alta velocidade da França, os chamados TGV (Trem de Grande Velocidade, ou Train à Grande Vitesse em francês), será ampliada em 2024. De acordo com as empresas operadoras Alstom e SNCF (Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro Franceses), a nova linha de trens ‘TGV M‘ terá capacidade para mais passageiros, além de ser mais rápida e sustentável do que os trens em operação no momento.

A data exata do lançamento e os preços das passagens ainda não foram informadas, mas a SNCF já anunciou que serão 115 novos trens: 100 para viagens domésticas e o restante para rotas internacionais até a Espanha, Bélgica, Alemanha, Suíça, Itália e Países Baixos. O investimento total da estatal para essas atualizações está na casa dos € 2,7 bilhões (quase 14 bilhões em reais).

O que há de novo

Enquanto os trens atuais alcançam até 322 km/h, os novos TGV Ms chegarão aos 354 km/h – uma velocidade próxima a dos mais rápidos trens-bala japoneses. Na prática, algumas rotas ficarão substancialmente mais curtas. Por exemplo, o trajeto que hoje dura cerca de seis horas de Paris à Saint-Raphael, que fica a 20 minutos de Cannes, na Riviera francesa, poderá ser percorrido em quatro horas e meia.

Os comboios dessa nova frota também serão mais moduláveis, permitindo que as operadoras ajustem o número de carros e o interior dos vagões conforme a necessidade dos passageiros. A ideia é que assentos possam ser rearranjados para transportar bicicletas ou bagagens especiais ou para que, dependendo das vendas, um vagão de 1° classe possa ser rapidamente transformado em 2° classes e vice-versa. Além disso, o espaço interno será aumentado em 20%, o que significa uma capacidade de até 740 lugares em relação ao máximo atual de 634.

Segundo os fabricantes da Alstom, os TGV Ms também devem ser mais tecnológicos, o que trará mais eficiência energética e uma redução de 32% na emissão de CO². Para os passageiros, os trens também terão Wi-Fi e um sistema de comunicação interna que os manterá atualizados sobre a viagem.

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