Holi: tudo sobre o festival das cores na Índia
Conheça a origem, as principais cidades e outras curiosidades sobre a celebração
Holi é um festival anual que celebra o início da primavera, enchendo de cor cidades de toda a Índia. Trata-se de um feriado muito importante para os hindus, para os quais a data simboliza a vitória do bem sobre o mal e da luz sobre a escuridão. Nessa ocasião, eles preparam pratos e oferendas para as suas divindades. Em 2024, o Holi acontecerá nos dias 25 e 26 de março.
O festival tem dois dias de duração, iniciando-se sempre no dia que antecede a lua cheia. Nesse primeiro dia, os indianos costumam acender fogueiras com o objetivo de queimar os maus espíritos. A explosão de cores acontece no segundo dia, durante a lua cheia, quando a população enche as ruas lançando pós coloridos que tingem o corpo. Na tradição hindu, cada cor tem um significado diferente. O vermelho, por exemplo, simboliza o amor e a fertilidade; e o verde, os novos começos e o crescimento.
Originalmente, os pós coloridos eram feitos de materiais naturais, como flores, especiarias e ervas. Com o tempo, eles foram substituídos por corantes artificiais, mas o governo indiano vem incentivando a volta do uso de pós naturais, que causam menos danos à saúde e ao meio-ambiente.
Ver essa foto no Instagram
A origem do Holi
O Holi é um festival bastante antigo na Índia. Os primeiros registros da existência da festa datam do Império Gupta, por volta do século IV. Importantíssimo para os hinduístas, o Holi gira em torno de dois mitos da religião hindu.
O primeiro, que explica a origem dos pós coloridos, está relacionado ao amor sagrado e incondicional entre as divindades Radha e Krishna. Segundo a tradição hindu, um demônio amaldiçoou Krishna fazendo com que a sua pele ficasse eternamente azulada. O deus temeu que sua esposa, Radha, deixaria de amá-lo por causa disso. Krishna demonstrou sua preocupação à sua mãe, que sugeriu que ele pintasse o rosto da amada da cor que quisesse.
O segundo está relacionado ao simbolismo do Holi como uma comemoração da vitória do bem, representado pelo deus Vishu, sobre o mal, representado pelo Rei Hiranyakashyap. O rei havia proibido seu filho Prahlad de cultuar Vishnu e ordenou que ele e sua irmã Holika, que era imune ao fogo, se sentassem sobre uma pira. Prahlad sobreviveu pois pediu ajuda ao deus Vishnu, enquanto sua irmã sucumbiu.
Onde celebrar o Holi
O Holi acontece de norte a sul da Índia, mas há algumas cidades notáveis. A maioria delas está no estado de Uttar Pradesh, no norte, que é inclusive onde o festival teve sua origem. Cidades como Mathura, Vrindavan e Barsana possuem celebrações muito tradicionais durante essa época do ano.
Mas principais metrópoles indianas, como Mumbai, Nova Delhi e Jaipur, também ficam especialmente vibrantes durante o Holi. Além da folia nas ruas, por lá também acontecem festas fechadas animadíssimas para celebrar a chegada da primavera.
Ver essa foto no Instagram
Dicas para a folia
Assim como no nosso carnaval, as ruas da Índia viram uma farra durante o Holi – só que no lugar do glitter, as tintas multicoloridas entram em cena. É claro que você vai se sujar. Por isso, use alguma roupa velha e leve consigo apenas o essencial.
Além disso, manter-se bem hidratado e alimentado é essencial para evitar perrengues durante a festa. E prevalecem as precauções de segurança: evite ir sozinho e esteja sempre atento.
Veja as melhores opções de voos para Índia