Continua após publicidade

Chile: como visitar a Geleira San Rafael, na Patagônia

Saindo de Puerto Chacabuco, percurso é belíssimo e glaciar é uma das principais atrações naturais do país; veja outros passeios na região

Por Yasmmin Ferreira
22 jul 2024, 10h00
glaciar-san-rafael-geleira-chile-patagonia
Geleira San Rafael: passeio é operado por catamarã, e o trecho final é feito em botes quando as condições climáticas estão favoráveis (Sandro Cisternas/Pixabay)
Continua após publicidade

Considerada o glaciar mais setentrional do mundo a desaguar no Oceano, a Geleira San Rafael é uma das mais famosas atrações naturais do Chile. Localizada no Parque Nacional Laguna San Rafael, na Região de Aysén, ela faz parte do Campo de Gelo Norte da Patagônia e é conhecida por sua imponência e beleza cênica, quase inacreditável.

Partindo de Santiago, capital do país, são quase 1,7 mil quilômetros rumo ao sul – o que a torna parte de roteiros mais longos dedicados à Patagônia chilena, com parada obrigatória em cidades da região. Ainda assim, fica suficientemente ao norte no mapa para ser considerado o glaciar conectado ao mar mais próximo da linha do Equador em todo o planeta.

Como chegar à Geleira?

A forma mais fácil de chegar a San Rafael é saindo do Puerto Chacabuco, onde está localizado o resort Loberías del Sur, responsável por um catamarã que consegue transportar cerca de 200 visitantes por vez até a geleira. O passeio custa entre US$ 240 e US$ 340 por pessoa, dependendo da época do ano. Mais informações na página oficial.

Durante a excursão, os passageiros recebem duas refeições completas (café da manhã e almoço), incluindo opções vegetarianas, com direito a sucos, vinho, espumante e outros drinks. Mas a estrela do passeio está do lado de fora: também há uma espaçosa bancada para apreciar as deslumbrantes paisagens.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HOTEL·NAVEGACIÓN·EXCURSIONES (@loberiasdelsur)

Ao se aproximar da geleira, percurso de aproximadamente 5 horas, o catamarã ancora pertinho, e os visitantes são organizados em pequenos grupos para embarcar em botes que os levam ainda mais próximos dos blocos de gelo. Embora caminhar sobre a geleira não seja permitido por questões de segurança e preservação ambiental, a proximidade oferece uma visão impressionante.

Continua após a publicidade

Mesmo retrocedendo devido às mudanças climáticas, a geleira ainda tem uma área de cerca de 760 km² – o equivalente a metade da cidade de São Paulo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HOTEL·NAVEGACIÓN·EXCURSIONES (@loberiasdelsur)

Na volta ao porto, a experiência é complementada com uma animada festa a bordo, onde os passageiros desfrutam de salgadinhos e um open bar, incluindo um brinde de whisky com “gelos milenares” do próprio local e karaokê!

Trajeto até Puerto Chacabuco

O percurso começa em Santiago, de onde você voará por 2h20 até o aeroporto de Balmaceda (Latam, JetSmart e Sky fazem trajeto; saiba mais). De lá, o trajeto continua por aproximadamente 2 horas até o hotel Loberías del Sur – recomendado para hospedagem para facilitar o passeio até o glaciar –, em Puerto Chacabuco. A principal cidade da região e com melhor estrutura para receber visitantes é Coyhaique.

Continua após a publicidade

Melhor época

Mesmo que a viagem seja em busca do gelo, as condições do inverno são tão extremas que o passeio não opera entre os meses de junho e julho. Em geral, o período do verão é aquele que propicia a melhor navegação e também permite desfrutar mais das paisagens no lado exterior do barco, já que as temperaturas são mais toleráveis. É a alta temporada, quando as tarifas são mais caras.

É essencial estar preparado com roupas quentinhas e impermeáveis. Mesmo na época mais amena, a região é conhecida pelo clima frio e frequentes chuvas, portanto, estar bem protegido contra as condições climáticas é fundamental para desfrutar da experiência com conforto e segurança.

Para aproveitar a viagem…

Um dos locais mais destacados nos arredores é o Lago General Carrera, famoso por suas águas azuis intensas e paisagens naturais deslumbrantes. Próximo dali, a vila de Caleta Tortel é conhecida por suas passarelas de madeira, proporcionando uma experiência única em meio à Patagônia chilena.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por HOTEL·NAVEGACIÓN·EXCURSIONES (@loberiasdelsur)

Continua após a publicidade

Além disso, a chamada Catedral de Mármore (Capilla de Mármol) atrai visitantes com suas formações rochosas esculpidas pela água do Lago General Carrera, criando cavernas e cenários espetaculares. Se você for à Geleira San Rafael, vale se informar das melhores maneiras de acessar as outras atrações da região – pode exigir algumas horas de viagem, mas é mais fácil já estando lá do que percorrendo outra vez os milhares de quilômetros até os pontos mais ao sul do Chile. Clique e veja como planejar a viagem pela Carretera Austral.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPILLAS DE MÁRMOL (@tour_marmolexpediciones)

+ A Civitatis tem passeio de barco pela Catedral de Mármore, na região de Puerto Tranquilo

 

Publicidade