Um dos maiores sucessos da televisão após estrear em 2023, The Last of Us tem sua segunda temporada ansiosamente aguardada pelos fãs: a expectativa é que o lançamento fique para o início do ano que vem. Mas a franquia é mais antiga: começou como um jogo de videogame desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment em 2013.
Devido ao seu enorme sucesso e impacto cultural, a franquia se expandiu para incluir uma série adaptada por Craig Mazin, conhecido por seu trabalho em Chernobyl, e Neil Druckmann, diretor criativo do jogo original.
A série é ambientada em um mundo pós-apocalíptico devastado por uma infecção fúngica que transforma humanos em criaturas violentas e mortais. A narrativa central segue Joel, um sobrevivente rabugento, e Ellie, uma adolescente que pode ser a chave para encontrar uma cura para a doença causada pelos fungos Cordyceps – que, na vida real, pode provocar sintomas parecidos, mas em insetos.
Juntos, Joel e Ellie embarcam em uma jornada perigosa e complexa, enfrentando inúmeros desafios e desenvolvendo uma profunda ligação ao longo do caminho.
Os cenários reais da série
A série é famosa pela fidelidade ao jogo e suas atuações, além dos efeitos especiais de muita qualidade e frases marcantes, mas também desperta interesse por seus cenários: afinal, como foram recriadas as cidades para ambientar um mundo destruído após a catástrofe global?
Embora a narrativa se passe principalmente em cidades dos Estados Unidos, os cenários reais de The Last of Us ficam no Canadá, principalmente em cidades e parques da província de Alberta – incluindo Calgary, Edmonton, Canmore, High River, Waterton Park e Okotoks. Mas, embora a qualidade seja inegável e pareça quase real, várias adaptações gráficas nas cenas foram necessárias.
Saiba mais sobre os locais onde momentos emblemáticos da série foram rodados:
Calgary: a famosa cena da girafa, que encerrou a primeira temporada da série, é ambientada na cidade americana de Salt Lake City, mas foi gravada em Calgary. A filmagem mesclou imagens geradas por computador e alguns elementos e personagens reais, como a própria girafa. O animal, apelidado de Nabo, foi transportado de um zoológico próximo às locações, e é possível acompanhar todo o processo em Making The Last of Us, documentário disponível na HBO.
Canmore: o momento em que os protagonistas atravessam o “Rio da Morte” parece muito sombrio na série, mas, na vida real, a locação é muito bonita. A ponte Engine, localizada em Canmore, ainda em Alberta, é um ponto turístico famoso por proporcionar uma vista deslumbrante das montanhas canadenses.
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Fort Macleod: esta pitoresca cidade, próxima a Calgary, foi utilizada para recriar o centro de Austin, no Texas, em várias cenas da série. O município é conhecido por seus edifícios históricos, que forneceram um cenário interessante para as filmagens, ainda que muitas edições tenham sido feitas posteriormente.
High River: logo no primeiro episódio, a cidade aparece rapidinho, recriando uma zona residencial de Austin, incluindo a casa dos Miller. High River também forneceu o cenário para o beco do bairro de Joel, Sarah e Tommy, além da estrada e da cafeteria Evelyn’s Memory Lane Diner. Inclusive, uma das locações foi construída em uma área abandonada após uma inundação que ocorreu em 2013, o que, com esforços adicionais dos efeitos visuais, trouxe uma atmosfera mais densa para a série.
Waterton: evitando spoilers, é possível dizer que um dos momentos mais importantes da trama acontece no Waterton Lakes National Park. No local, há muita neve e diversas montanhas, o que adiciona uma camada de beleza aos últimos episódios da série, ainda que o cenário seja pós-apocalíptico.
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Em todas as locações, uma das principais abordagens utilizadas foi a construção de cenários de cidades destruídas em computação gráfica (CGI). Isso permitiu à equipe criar edifícios totalmente arrasados digitalmente, além de construir versões preservadas dos mesmos edifícios para simular diferentes níveis de destruição.
Outro método essencial foi o uso de pintura fosca com mapeamento de projeção de câmera. Essa técnica é fundamental para integrar digitalmente os cenários CGI com as filmagens reais, garantindo que os ambientes virtuais se harmonizassem perfeitamente com o mundo físico capturado durante as gravações.
Com lançamento previsto para 2025, a segunda temporada da série já está sendo produzida. Mantendo as filmagens a todo vapor, Vancouver, localizada na província Colúmbia Britânica (British Columbia), aparentemente tem sido utilizada para recriar os cenários de The Last of Us.