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Canadá: cenários reais de ‘The Last of Us’ estão distribuídos em Alberta

Com auxílio de computação gráfica, província do Canadá serviu como locação para a adaptação da HBO

Por Yasmmin Ferreira
26 jun 2024, 20h00

Um dos maiores sucessos da televisão após estrear em 2023, The Last of Us tem sua segunda temporada ansiosamente aguardada pelos fãs: a expectativa é que o lançamento fique para o início do ano que vem. Mas a franquia é mais antiga: começou como um jogo de videogame desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment em 2013.

Devido ao seu enorme sucesso e impacto cultural, a franquia se expandiu para incluir uma série adaptada por Craig Mazin, conhecido por seu trabalho em Chernobyl, e Neil Druckmann, diretor criativo do jogo original.

A série é ambientada em um mundo pós-apocalíptico devastado por uma infecção fúngica que transforma humanos em criaturas violentas e mortais. A narrativa central segue Joel, um sobrevivente rabugento, e Ellie, uma adolescente que pode ser a chave para encontrar uma cura para a doença causada pelos fungos Cordyceps – que, na vida real, pode provocar sintomas parecidos, mas em insetos.

Juntos, Joel e Ellie embarcam em uma jornada perigosa e complexa, enfrentando inúmeros desafios e desenvolvendo uma profunda ligação ao longo do caminho.

Os cenários reais da série

A série é famosa pela fidelidade ao jogo e suas atuações, além dos efeitos especiais de muita qualidade e frases marcantes, mas também desperta interesse por seus cenários: afinal, como foram recriadas as cidades para ambientar um mundo destruído após a catástrofe global?

Embora a narrativa se passe principalmente em cidades dos Estados Unidos, os cenários reais de The Last of Us ficam no Canadá, principalmente em cidades e parques da província de Alberta – incluindo Calgary, Edmonton, Canmore, High River, Waterton Park e Okotoks. Mas, embora a qualidade seja inegável e pareça quase real, várias adaptações gráficas nas cenas foram necessárias.

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Saiba mais sobre os locais onde momentos emblemáticos da série foram rodados:

Calgary: a famosa cena da girafa, que encerrou a primeira temporada da série, é ambientada na cidade americana de Salt Lake City, mas foi gravada em Calgary. A filmagem mesclou imagens geradas por computador e alguns elementos e personagens reais, como a própria girafa. O animal, apelidado de Nabo, foi transportado de um zoológico próximo às locações, e é possível acompanhar todo o processo em Making The Last of Us, documentário disponível na HBO.

Canmore: o momento em que os protagonistas atravessam o “Rio da Morte” parece muito sombrio na série, mas, na vida real, a locação é muito bonita. A ponte Engine, localizada em Canmore, ainda em Alberta, é um ponto turístico famoso por proporcionar uma vista deslumbrante das montanhas canadenses.

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Fort Macleod: esta pitoresca cidade, próxima a Calgary, foi utilizada para recriar o centro de Austin, no Texas, em várias cenas da série. O município é conhecido por seus edifícios históricos, que forneceram um cenário interessante para as filmagens, ainda que muitas edições tenham sido feitas posteriormente.

High River: logo no primeiro episódio, a cidade aparece rapidinho, recriando uma zona residencial de Austin, incluindo a casa dos Miller. High River também forneceu o cenário para o beco do bairro de Joel, Sarah e Tommy, além da estrada e da cafeteria Evelyn’s Memory Lane Diner. Inclusive, uma das locações foi construída em uma área abandonada após uma inundação que ocorreu em 2013, o que, com esforços adicionais dos efeitos visuais, trouxe uma atmosfera mais densa para a série.

Waterton: evitando spoilers, é possível dizer que um dos momentos mais importantes da trama acontece no Waterton Lakes National Park. No local, há muita neve e diversas montanhas, o que adiciona uma camada de beleza aos últimos episódios da série, ainda que o cenário seja pós-apocalíptico.

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Em todas as locações, uma das principais abordagens utilizadas foi a construção de cenários de cidades destruídas em computação gráfica (CGI). Isso permitiu à equipe criar edifícios totalmente arrasados digitalmente, além de construir versões preservadas dos mesmos edifícios para simular diferentes níveis de destruição.

Outro método essencial foi o uso de pintura fosca com mapeamento de projeção de câmera. Essa técnica é fundamental para integrar digitalmente os cenários CGI com as filmagens reais, garantindo que os ambientes virtuais se harmonizassem perfeitamente com o mundo físico capturado durante as gravações.

Segunda temporada... só em 2025

Com lançamento previsto para 2025, a segunda temporada da série já está sendo produzida. Mantendo as filmagens a todo vapor, Vancouver, localizada na província Colúmbia Britânica (British Columbia), aparentemente tem sido utilizada para recriar os cenários de The Last of Us.

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