Continua após publicidade

Aplicativo traz o Museu do Prado para a palma da mão

App O Guia do Prado permite que mesmo quem esteja longe da capital espanhola possa conhecer estrutura do museu e as principais obras em exposição

Por Gabriel Bortulini
2 jun 2024, 18h00
museo-do-prado-madrid-aplicativo-visita-virtual-acervo-madri-espanha
Conhecido pelas longas filas na entrada, museu madrilenho agora dá a oportunidade de conhecer destaques do acervo pelo celular ou tablet (Museo del Prado/Divulgação)
Continua após publicidade

O famoso Museu do Prado, em Madri, já era de longe o mais visitado da Espanha. Agora, é possível conhecer seu acervo mesmo sem sair de casa, através de um aplicativo. O app O Guia do Prado inclui mais de 400 obras comentadas pelos principais especialistas do museu, incluindo a história de cada peça e seus autores, a importância do item na coleção do museu, entre outros aspectos históricos e culturais.

O aplicativo é intuitivo e fácil de ser usado e está disponível em nove idiomas, incluindo o português. É possível realizar buscas e selecionar suas obras favoritas. O software ainda contém uma apresentação geral, com a história do museu e vários capítulos a respeito de cada coleção.

App inclui ‘degustação’ gratuita da exposição

O acesso ao acervo completo, de mais de 400 obras comentadas, é pago. No entanto, o aplicativo disponibiliza dez obras gratuitamente. Entre elas, estão pinturas famosas, como As Meninas, de Diego Velázquez, definida pelo próprio aplicativo como a mais conhecida do Museu do Prado.

Também é possível acessar e baixar gratuitamente obras como O Cardeal, de Rafael e A Família de Carlos IV, de Francisco de Goya. Para quem decidir investir na versão completa do app, todas as obras incluem ficha técnica e o aplicativo permite o download das imagens em alta resolução.

Clique aqui para baixar o aplicativo na Play Store ou na App Store.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museo Nacional del Prado (@museoprado)

O Museu do Prado

O mais importante museu da Espanha é, também, um dos mais relevantes do mundo, conservando mais de 35 mil obras. A ordem para a construção do museu foi dada pelo rei Carlos III, ainda no século XVIII. No entanto, a inauguração só aconteceu em 1819, mais de 30 anos após sua morte, já no reinado de Fernando VII.

Segundo a própria instituição, o Museu do Prado contém a maior coleção pública de pinturas do mundo. Conta com coleções de pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana. Inclui nomes de artistas como El Greco, Albrecht Dürer, Caravaggio, entre outros.

Continua após a publicidade

O museu também abriga mais de duzentas esculturas da Antiguidade Clássica. Ainda, uma ampla coletânea de desenhos e estampas, além de uma coleção de artes decorativas.

Uma das obras mais conhecidas é a Mona Lisa do Prado, que faz parte do acervo desde a fundação do museu. É a mais antiga cópia conhecida do famoso quadro de Leonardo Da Vinci, cujo original está exposto no Louvre de Paris, e possivelmente foi realizada por um dos alunos do pintor italiano. Saiba mais sobre o Museu do Prado.

Reserve uma visita guiada presencial ao Museu do Prado com a Civitatis

Leia tudo sobre Madri

Continua após a publicidade
Publicidade