A mais antiga cave do Porto se transforma em hotel cinco-estrelas
Fundada em 1638, a Kopke fica em Vila Nova de Gaia e agora guarda uma hospedagem com vista para o rio Douro

Às margens do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia, foi inaugurado o Tivoli Kopke Porto Gaia, novo hotel que reúne a história da casa de vinho do Porto Kopke – fundada em 1638 – com a marca Tivoli. O projeto busca valorizar a herança cultural portuguesa por meio da arquitetura, da gastronomia e de experiências relacionadas ao vinho.
Instalado no espaço das antigas caves da Kopke, o hotel ocupa uma área de 20 mil m², com terraços que fazem referência às vinhas do Douro. A propriedade tem vista para a cidade do Porto, para o rio Douro e para a Ponte Luís I. O hotel é dividido em três alas – chamadas Vintage, Tawny e White – organizadas ao redor de uma adega ainda em operação, onde envelhecem mais de dois milhões de litros de vinho do Porto. A previsão é que essa área passe a receber visitantes para eventos e degustações.
O Tivoli Kopke tem 149 quartos e suítes com interiores de estilo contemporâneo e industrial. A decoração destaca materiais como lã, couro e tons terrosos, além de fotografias de Domingos Alvão, importante fotógrafo português do século XX. As imagens retratam paisagens do Douro e cenas do cotidiano das colheitas.
Gastronomia assinada pelo Chef Nacho Manzano
A gastronomia do hotel está a cargo do chef espanhol Nacho Manzano, responsável pelo restaurante Casa Marcial, com três estrelas Michelin. No 1638 Restaurant & Wine Bar, o menu degustação de 11 etapas é servido apenas no jantar e renovado a cada dois meses. A proposta é combinar os vinhos da Kopke e de outras vinícolas da região com pratos como ostra com molho de pato e lombo de vaca com pesto de algas.

Já o Boa Vista Terrace funciona para almoço e jantar, com pratos inspirados na culinária atlântica, como bacalhau confitado e arroz de galo. De abril a outubro, o Sky Bar Kopke se torna ponto de encontro com coquetéis à base de vinho do Porto e vista para a cidade.
Áreas de lazer
A estrutura de bem-estar inclui piscina externa aquecida, academia equipada e um spa com cinco salas de tratamento, sauna, banho turco e piscina hidrodinâmica com fototerapia. Há também um jardim de 9.000 m², com ervas usadas na cozinha do hotel e acesso ao Caminho Romântico, que leva os hóspedes ao charmoso calçadão ribeirinho de Gaia.
O spa oferece terapias inspiradas em elementos naturais do Douro, incluindo tratamentos com base em vinho e produtos como rolhas de cortiça aromatizadas, pedras de xisto e velas infusionadas com vinho.

Além da coleção de fotografias históricas de Domingos Alvão, o hotel abriga uma exposição permanente mantida pela Fundação Abanca, com réplicas de obras de artistas como Picasso e Salvador Dalí. A programação cultural do hotel também inclui as Tivoli Live Sessions, que acontecem todas as quintas-feiras com apresentações ao vivo de Bossa Nova.
Localização
Localizado no bairro onde se concentram diversas caves tradicionais, o hotel está a poucos minutos a pé do Centro Histórico do Porto e da estação ferroviária das Devesas. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro fica a cerca de 30 minutos de carro.