5 comidas coreanas que você precisa conhecer
Muito além do kimchi, receitas da Coreia ganham fama e passam a rivalizar com pratos japoneses e chineses na disputa pela primazia entre sabores orientais

A culinária coreana por muito tempo ficou em segundo plano no universo da gastronomia oriental conhecida pelos brasileiros, que são muito mais familiarizados com pratos típicos da China ou do Japão.
Mas, em anos recentes, essa situação mudou. A ascensão dos doramas ajudou a colocar essas receitas no imaginário do nosso lado do mundo e, em alguns lugares dedicados à cultura do Oriente, já é possível encontrar boa parte dos pratos famosos na península da Coreia.
Confira algumas comidas coreanas que você precisa provar:
1. Kimchi

O kimchi é o maior cartão de visitas da culinária coreana para o mundo. Servido como acompanhamento para inúmeros pratos, é muito raro encontrar alguma refeição coreana que não o inclua de alguma forma.
Em linhas gerais, trata-se de uma conserva geralmente feita de acelga, rabanete ou nabo, preparada em salmoura com muita pimenta e outros condimentos que dão um sabor picante ao preparado.
2. Bulgogi

Bastante conhecido como “churrasco coreano”, o bulgogi é um prato feito com carne vermelha marinada em molho de soja, alho e gergelim, e posteriormente grelhada. A mistura de temperos confere um sabor agridoce à receita.
3. Kimbap

Também grafado como gimbap, esse prato é conhecido como “sushi coreano”. Trata-se de um rolinho de alga e arroz, como no clássico japonês, mas o que vai dentro é bem diferente dos pescados crus nipônicos: a receita coreana pode ter ovos, carne, vegetais e até salsicha, dependendo do gosto do cliente.
4. Japchae

Aqui também vale uma analogia com pratos mais conhecidos dos brasileiros. À primeira vista, o japchae lembra um yakisoba, e preparado de forma bem semelhante – refogado em molho de soja, vegetais, carnes e pescados. A grande diferença é que esse macarrão é feito de batata-doce.
5. Bibimbap

Como costuma ocorrer com a culinária dessa parte do mundo, não poderia faltar um prato em que o arroz é protagonista. No bibimbap, a receita envolve vegetais, carnes e legumes, que inicialmente são dispostos sobre o arroz. A ideia, porém, é que você misture tudo na hora de comer.