Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

10 construções medievais para se hospedar no Alentejo

Conventos, castelos e palácios foram transformados em hotéis que unem charme, conforto e séculos de tradição

Por Da Redação
16 set 2025, 16h00
Castelo medieval transformado em hotel combina arquitetura histórica com conforto moderno
Castelo medieval transformado em hotel combina arquitetura histórica com conforto moderno (Turismo do Alentejo/Divulgação)
Continua após publicidade

No Alentejo, entre campos dourados, colinas e vilarejos preservados, algumas construções históricas que atravessaram séculos hoje funcionam como hospedagens.

De conventos a castelos medievais, esses edifícios foram restaurados e adaptados em hotéis de luxo para receber visitantes, mantendo elementos originais e acrescentando o conforto necessário. A seguir, veja dez opções no Alentejo que permitem viver uma experiência de imersão na história:

1. Pousada Castelo Alcácer do Sal – Alcácer do Sal

Com mais de mil anos, o Castelo de Alcácer abriga uma pousada com vistas panorâmicas para o Rio Sado e para o vale verde ao redor. Os quartos são decorados com cores quentes e móveis de madeira. O restaurante da hospedagem serve o melhor da gastronomia portuguesa e pratos internacionais. Nos arredores, é possível praticar atividades como canoagem, pesca, trilhas e passeios a cavalo.

2. Pousada de Arraiolos – Arraiolos

Instalada em um convento do século 16, no Vale de Arraiolos, a pousada combina arquitetura histórica e traços contemporâneos. Os quartos são amplos, com decorações simples e modernas. A área de lazer inclui piscina externa com vista panorâmica da planície alentejana e piscina interna aquecida. O restaurante serve pratos tradicionais da região e culinária internacional, enquanto o bar é ideal para refeições leves.

Continua após a publicidade

3. Pousada Convento de Beja – Beja

No centro histórico, a Pousada Convento de Beja ocupa um antigo convento franciscano, do século 13, preservando elementos da arquitetura gótica e religiosa. Os quartos, adaptados das antigas celas, têm decoração com móveis de madeira, e, em alguns, vista para os jardins e para a piscina. O restaurante serve pratos típicos de Alentejo e clássicos internacionais. A poucos passos do Castelo de Beja e do Museu Rainha Dona Leonor, a pousada também organiza passeios a cavalo, de bicicleta e caminhadas pela região.

4. Pousada Castelo de Estremoz – Estremoz

A pousada ocupa um castelo medieval do século 13 construído por D. Dinis para a Rainha Santa Isabel. Os quartos, com camas de dossel e elementos preservados do século 18, têm decoração clássica e vista para a Torre de Menagem e para os jardins. O restaurante combina sabores tradicionais portugueses com toques contemporâneos e serve vinhos da região. Na praça, é possível visitar o Mercado Semanal que acontece todos os sábados.

Continua após a publicidade

5. Pousada Mosteiro do Crato – Crato

A hospedagem ocupa o Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, do século 14, que já foi castelo e palácio. Com traços góticos, renascentistas e mudéjares, a pousada oferece quartos com varanda, alguns localizados nas torres medievais. Entre as áreas de lazer estão a piscina com bar sazonal, salão de jogos, terraço e jardins. É possível fazer atividades ao ar livre nos arredores, como caminhadas e pesca.

6. Vila Galé Collection Elvas – Elvas

No centro histórico de Elvas, o Vila Galé Collection Elvas ocupa o antigo Convento de São Paulo, que já foi tribunal militar, quartel e casa de reclusão. A hospedagem faz parte do programa Revive, de recuperação de patrimônios históricos. O hotel conta com 79 quartos, incluindo suítes com dois andares e vista para a cidade. A estrutura inclui spa, hidromassagem, sauna e banho turco, além de piscina externa, academia, dois restaurantes de gastronomia regional e bar.

Continua após a publicidade

7. Pousada Convento de Évora – Évora

Entre a catedral gótica de Évora e o Templo de Diana, a pousada ocupa um convento do século 12, preservando claustros, corredores arqueados e tetos abobadados. Os quartos, adaptados das antigas celas de monges, mantêm traços históricos. O restaurante serve pratos típicos da região em um sala de refeições e no terraço coberto à beira da piscina. Há também bar, lobby amplo e recepção 24 horas, que organiza passeios pela cidade.

8. Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa – Évora

O hotel ocupa um convento do século 15 ligado à lenda da aparição da Virgem sobre um espinheiro. Cercado por jardins, mantém afrescos e elementos históricos preservados. Os quartos têm decoração elegante e, em alguns, terraço privativo. A estrutura inclui spa com massagens e piscinas interna e externa. O restaurante combina cozinha portuguesa e mediterrânea, e há também bar à beira da piscina.

Continua após a publicidade

9. M’AR de AR Aqueduto – Évora

Localizada no antigo Palácio dos Sepúlveda, do século 16, a hospedagem preserva capela, tetos abobadados e janelas manuelinas na fachada. O hotel combina arquitetura renascentista e design contemporâneo, com 62 quartos, spa de 220 m², piscina externa e bar com adega. O restaurante, com menu assinado pelo chef António Nobre, apresenta pratos que unem sabores mediterrâneos e alentejanos com toques de inovação.

10. MouraSuites Hotel – Évora

No centro histórico, junto à fonte renascentista do Largo das Portas de Moura, o hotel ocupa um edifício do século 15 restaurado, preservando elementos originais e integrando acomodações modernas. Os quartos são elegantes, alguns com cozinha compacta. A estrutura inclui piscina, jardim, terraço, restaurante e bar. A poucos minutos da catedral, do Templo Romano e da Praça do Giraldo, o hotel oferece fácil acesso aos principais monumentos da cidade.

Leia tudo sobre Alentejo

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade