10 cidades europeias para apreciar arte de rua

Em alta, a arte urbana propõe um novo olhar sobre cidades como Paris, Berlim e Lisboa

Por Da Redação
5 jul 2025, 18h00
Lisboa faz parte do cenário de arte urbana, com obras que ocupam fachadas da cidade
Lisboa faz parte do cenário de arte urbana, com obras que ocupam fachadas da cidade (TUI Musement/Divulgação)
Continua após publicidade

A arte de rua vem transformando o cenário urbano em diversas partes do mundo. Em muros, praças e fachadas, artistas deixam suas marcas e criam verdadeiras galerias a céu aberto. Para mapear esse movimento, a plataforma de passeios TUI Musement analisou publicações relacionadas à arte urbana e listou os destinos europeus mais populares entre os viajantes interessados no tema. A seguir, confira as dez cidades europeias onde a arte urbana se destaca:

1. Paris, França

Desde os enormes murais que cobrem as fachadas do Distrito 13 aos grafites espalhados pelos bairros de Belleville e Oberkampf, Paris se transformou em um museu a céu aberto. A zona central de Le Marais, que abriga a obra Chuuuttt !!! de Jef Aérosol, também é uma paragem obrigatória.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Collectible-Prints (@collectibleprints)

2. Londres, Inglaterra

Artistas de diferentes países deixaram sua marca em bairros como Shoreditch, Camden e Walthamstow. Leake Street, o túnel associado a Banksy, também se destaca como ponto de interesse para os fãs da arte de rua.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Leake Street Arches (@leakestreetarches)

3. Berlim, Alemanha

A East Side Gallery é considerada a galeria de arte a céu aberto mais longa do mundo. As obras que ocupam o antigo Muro de Berlim, como o Beijo Fraternal de Dimitri Vrubel, são icônicas na cidade. Bairros como Kreuzberg e Friedrichshain completam o roteiro, junto de oficinas de grafite no Mauerpark.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @memoria_fotograficaaa

4. Barcelona, Espanha

A arte urbana está espalhada por toda a cidade, com destaque para os bairros multiculturais de El Raval, Bairro Gótico e as antigas fábricas de Poblenou. No Museu Moco, uma exposição dedicada a Banksy reúne obras que permitem explorar as técnicas do artista.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Moco Museum (@mocomuseum)

5. Lyon, França

Conhecida pelos grandes murais em fachadas de edifícios, Lyon destaca-se com obras como o Mur des Canuts, no distrito de Croix-Rousse. Os bairros de Guillotière, Presqu’île e Etats-Unis, também abrigam uma perspectiva única da arte urbana da cidade.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Takacollection (@taka_travelgram)

6. Hamburgo, Alemanha

Em Hamburgo, o bairro de Schanzenviertel apresenta fachadas cobertas por grafites coloridos. St. Pauli, conhecido pela vida noturna, também se destaca pela arte urbana. A cidade ainda abriga a galeria a céu aberto Walls Can Dance, com 13 murais de grande formato.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Stefan Henseke (@project_193_berlin)

7. Bristol, Inglaterra

Cidade natal de Banksy, Bristol é um dos locais mais importantes para admirar a sua arte. O bairro de Bedminster, conhecido pelo festival de arte de rua, é uma parada obrigatória, assim como Stokes Croft e Nelson Street.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Visit Bristol • Official tourism organisation for Bristol, UK (@visitbristol)

8. Roma, Itália

Roma é conhecida por seu patrimônio histórico, com atrações como o Coliseu e os Museus do Vaticano. No entanto, a cidade também abriga arte de rua, com murais espalhados pelos bairros de Quadraro, Ostiense, San Lorenzo, Pigneto e Tor Marancia.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Chilled Out co. (@chilledoutco_streetart)

9. Lisboa, Portugal

Artistas conhecidos como Os Gêmeos, Blu e Shepard Fairey já deixaram sua marca na paisagem da capital portuguesa. As regiões da Graça, Mouraria, Marvila e LX Factory são algumas das que concentram murais e grafites, entre eles o Fado Vadio, uma homenagem à música tradicional portuguesa.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tiago – Blog Portugal (@gotoportugal)

10. Madri, Espanha

O bairro de Lavapiés abriga murais da antiga fábrica de tabacos, La Tabacalera. Malasaña, conhecida pelo seu ambiente alternativo, também é uma visita obrigatória na capital espanhola.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pinta Malasaña (@pintamalasana)

Classificação – Número de publicações no Instagram

Paris: mais de 1.888.000
Londres: mais de 1.182.000
Berlim: mais de 633.000
Barcelona: mais de 430.000
Lyon: mais de 188.000
Hamburgo: mais de 184.400
Bristol: mais de 165.600
Roma: mais de 163.800
Lisboa: mais de 154.200
Madrid: mais de 147.000

Continua após a publicidade

A classificação foi realizada com base nas cidades europeias com mais de 380.000 habitantes. Depois, foi somado o número de publicações das duas hashtags mais populares relacionadas à arte de rua para cada cidade: #streetartX e #Xstreetart. Por exemplo, para Lisboa, foram analisadas as hashtags #streetartlisbon e #lisbonstreetart. Foram incluídos tanto o nome original da cidade como sua tradução em inglês, selecionando a opção mais popular.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade