10 cidades europeias para apreciar arte de rua
Em alta, a arte urbana propõe um novo olhar sobre cidades como Paris, Berlim e Lisboa

A arte de rua vem transformando o cenário urbano em diversas partes do mundo. Em muros, praças e fachadas, artistas deixam suas marcas e criam verdadeiras galerias a céu aberto. Para mapear esse movimento, a plataforma de passeios TUI Musement analisou publicações relacionadas à arte urbana e listou os destinos europeus mais populares entre os viajantes interessados no tema. A seguir, confira as dez cidades europeias onde a arte urbana se destaca:
1. Paris, França
Desde os enormes murais que cobrem as fachadas do Distrito 13 aos grafites espalhados pelos bairros de Belleville e Oberkampf, Paris se transformou em um museu a céu aberto. A zona central de Le Marais, que abriga a obra Chuuuttt !!! de Jef Aérosol, também é uma paragem obrigatória.
Ver essa foto no Instagram
2. Londres, Inglaterra
Artistas de diferentes países deixaram sua marca em bairros como Shoreditch, Camden e Walthamstow. Leake Street, o túnel associado a Banksy, também se destaca como ponto de interesse para os fãs da arte de rua.
Ver essa foto no Instagram
3. Berlim, Alemanha
A East Side Gallery é considerada a galeria de arte a céu aberto mais longa do mundo. As obras que ocupam o antigo Muro de Berlim, como o Beijo Fraternal de Dimitri Vrubel, são icônicas na cidade. Bairros como Kreuzberg e Friedrichshain completam o roteiro, junto de oficinas de grafite no Mauerpark.
Ver essa foto no Instagram
4. Barcelona, Espanha
A arte urbana está espalhada por toda a cidade, com destaque para os bairros multiculturais de El Raval, Bairro Gótico e as antigas fábricas de Poblenou. No Museu Moco, uma exposição dedicada a Banksy reúne obras que permitem explorar as técnicas do artista.
Ver essa foto no Instagram
5. Lyon, França
Conhecida pelos grandes murais em fachadas de edifícios, Lyon destaca-se com obras como o Mur des Canuts, no distrito de Croix-Rousse. Os bairros de Guillotière, Presqu’île e Etats-Unis, também abrigam uma perspectiva única da arte urbana da cidade.
Ver essa foto no Instagram
6. Hamburgo, Alemanha
Em Hamburgo, o bairro de Schanzenviertel apresenta fachadas cobertas por grafites coloridos. St. Pauli, conhecido pela vida noturna, também se destaca pela arte urbana. A cidade ainda abriga a galeria a céu aberto Walls Can Dance, com 13 murais de grande formato.
Ver essa foto no Instagram
7. Bristol, Inglaterra
Cidade natal de Banksy, Bristol é um dos locais mais importantes para admirar a sua arte. O bairro de Bedminster, conhecido pelo festival de arte de rua, é uma parada obrigatória, assim como Stokes Croft e Nelson Street.
Ver essa foto no Instagram
8. Roma, Itália
Roma é conhecida por seu patrimônio histórico, com atrações como o Coliseu e os Museus do Vaticano. No entanto, a cidade também abriga arte de rua, com murais espalhados pelos bairros de Quadraro, Ostiense, San Lorenzo, Pigneto e Tor Marancia.
Ver essa foto no Instagram
9. Lisboa, Portugal
Artistas conhecidos como Os Gêmeos, Blu e Shepard Fairey já deixaram sua marca na paisagem da capital portuguesa. As regiões da Graça, Mouraria, Marvila e LX Factory são algumas das que concentram murais e grafites, entre eles o Fado Vadio, uma homenagem à música tradicional portuguesa.
Ver essa foto no Instagram
10. Madri, Espanha
O bairro de Lavapiés abriga murais da antiga fábrica de tabacos, La Tabacalera. Malasaña, conhecida pelo seu ambiente alternativo, também é uma visita obrigatória na capital espanhola.
Ver essa foto no Instagram
Classificação – Número de publicações no Instagram
Paris: mais de 1.888.000
Londres: mais de 1.182.000
Berlim: mais de 633.000
Barcelona: mais de 430.000
Lyon: mais de 188.000
Hamburgo: mais de 184.400
Bristol: mais de 165.600
Roma: mais de 163.800
Lisboa: mais de 154.200
Madrid: mais de 147.000
A classificação foi realizada com base nas cidades europeias com mais de 380.000 habitantes. Depois, foi somado o número de publicações das duas hashtags mais populares relacionadas à arte de rua para cada cidade: #streetartX e #Xstreetart. Por exemplo, para Lisboa, foram analisadas as hashtags #streetartlisbon e #lisbonstreetart. Foram incluídos tanto o nome original da cidade como sua tradução em inglês, selecionando a opção mais popular.