Já pensou em participar de um workshop fotográfico de viagem? Desenvolver o olhar fotográfico não é tarefa fácil e, como somente a prática leva a perfeição, encarar uma viagem focada nos cliques pode ser a turbinada que faltava na sua experiência com a câmera.
Além de visitar novos (ou velhos) destinos, você irá contar com guias locais que podem te levar aos pontos com os melhores ângulos de cada lugar e fotógrafos profissionais que irão te ajudar a aperfeiçoar suas imagens. Aprender a identificar os erros de uma fotografia é mais difícil do que parece e, acredite, ajudas são sempre bem-vindas.
Aqui vão três roteiros para você considerar em sua próxima viagem pelo Brasil:
FERNANDO DE NORONHA
Continua após a publicidade
Seus cliques terão cinquenta tons de azul em Noronha (foto: Anna Laura Wolff)
A viagem de cinco noites ao arquipélago mais famoso do Brasil é sob o comando da fotógrafa Valeria Zoppello, que ensina truques para você fazer bonito com a câmera na natureza azul de Noronha. O passeio de barco pelas ilhotas do local, por exemplo, tem vista privilegiada das formações rochosas e ainda vem com o brinde dos lindos golfinhos que nadam ao lado da embarcação. São cinco aulas teóricas junto com as saídas fotográficas. A estadia é em pousada domiciliar.
O Pantanal é dono de um dos entardeceres mais lindos do mundo – ótima oportunidade para clicar! (foto: Fernando Stankuns)
A semana dividida entre as águas cristalinas de Bonito e o santuário ecológico do Pantanal prevê diversas atividades no roteiro, entre elas um safári fotográfico com fotógrafo especializado em cliques de natureza. Prepare-se para treinar as habilidades também na incrível Gruta do Lago Azul, onde a dica é não usar o flash e apoiar a câmera em um tripé para obter imagens de qualidade. As três primeiras noites são na Pousada Aguapé, no Pantanal, e as quatro seguintes em Bonito, no Hotel Cabanas.
O Centro Histórico de Parati é um prato cheio para fotógrafos iniciantes e avançados (foto: Thinkstock)
Continua após a publicidade
Rapidex, o pacote rodoviário de um fim de semana em Parati é destinado aos fotógrafos que querem se aprimorar em fotografia ao ar livre, explorando temas arquitetônicos. O programa, ministrado pelo fotógrafo Jurandir Lima, contempla exercícios de regulagem básica da câmera, composição da imagem, filtros, cor da luz e fotometria. As duas noites são no Parque Hotel Perequê.