Um roteiro pelos encantos e delícias de Siracusa, na Sicília
1. Lungomare di Ortigia
”Lungomare quer dizer literalmente ‘ao longo do mar’, e é assim que se chama a faixa litorânea da Ilha de Ortigia. Os poucos locais de acesso ao Mar Mediterrâneo são disputadíssimos pelos turistas nos dias de calor. O fim de tarde é especialmente bonito, com um magnífico pôr do sol.”
2. Parque Arqueológico de Neápolis
“No sítio arqueológico grego está o Teatro Greco e uma caverna que costumava ser usada como prisão. Chama-se Orecchio di Dionisio (orelha de Dionísio) – diz a lenda que, por causa da acústica da rocha, Dionísio podia escutar o que os prisioneiros tramavam no interior.”
3. Feira de Ortigia
“Este mercado de Ortigia consegue oferecer uma deliciosa diversidade de produtos locais. São tomates dos mais variados tipos, frutas, peixes e frutos do mar, sem falar nos queijos sicilianos, nas conservas e nos embutidos. Uma verdadeira viagem às tradições gastronômicas da ilha.”
4. Ristorante Don Camillo
“Um dos mais premiados da Sicília, fica em um antigo edifício religioso de Ortigia. O chef Giovani Guarneri, proprietário da casa desde 1985, se mantém fiel às tradições sicilianas com sutil toque de modernidade e trabalha com produtos locais. O foco é nos peixes e frutos do mar.”
5. Azienda Agrícola Pupillo
“A vinícola está situada numa área com um lindo jardim, com edificações dos tempos dos gregos e romanos. O cultivo familiar é dedicado a vinhos tradicionais sicilianos, como o moscato di Siracusa. É possível agendar degustações às terças e aos sábados.”
As sugestões são de João de Lima, chef de cozinha do Aguzzo Cuccina e Vino, em São Paulo.