Quem vai a São Paulo dificilmente coloca parques no roteiro. Alguns chegam a visitar o Ibirapuera, o mais famoso da capital paulistana, mas a maioria prefere explorar a selva de pedra e os encantos culturais da cidade.
Se você estiver em São Paulo com crianças, mesmo que por poucos dias, tire um tempinho para conhecer o parque Villa-Lobos. Na minha opinião, um dos melhores da cidade.
Ele é enorme! São 732 mil metros quadrados de área verde com muitos atrativos. Dá pra ver que é um lugar pensado e planejado. Explico: parte da região onde hoje está o parque era um depósito de lixo da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo). Em 1989 o parque começou a ser implantado. O entulho foi retirado, o córrego que passava por ali canalizado e 12 mil mudas de árvores foram plantadas.
O parque foi “montado” nos mínimos detalhes. Tem ciclovia, área para piquenique, quadras esportivas, campo de futebol, um teatro a céu aberto com 750 lugares, trilhas ecológicas e mais!
Os parquinhos são um capítulo à parte. Tem o tradicional, com escorregador e gangorra, e outro com brinquedos diferentes, que usam os mesmos princípios daquelas academias ao ar livre. É o caso da mini-escavadeira – a preferida das crianças.
O Villa-Lobos tem ainda um Orquidário que leva o nome da ex-primeira dama Ruth Cardoso e uma biblioteca. Na verdade, “A” biblioteca! Linda! Já na entrada, um agradável convite à leitura. Esteiras formam um círculo num espaço onde você pode tirar os sapatos e aproveitar um bom livro. O canto das crianças é demais! Muitos livros diferentes e brinquedos educativos. Os pequenos podem, literalmente, deitar e rolar.
Por fim, um espaço para os cães. Sim, eles também foram lembrados! O lugar é cercado e os cachorros podem correr livremente sem coleira. Tem ainda alguns “obstáculos” como manilhas para eles brincarem de pular e passar por dentro.
O Parque Villa-Lobos fica em Alto Pinheiros, na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, número 2001. Funciona de segunda a segunda das 5h30 às 19horas. Mais informações nos site do parque.
Se você quiser conhecer outros parques que visitamos em São Paulo, clique aqui.