Durante o ciclo de palestras da 40.ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, realizado nesta sexta-feira (26) na Abav, no Rio de Janeiro, a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), Andreia Roque, ressaltou a importância das atividades turísticas nas propriedades rurais, que têm se consolidado no Brasil. “O turismo rural não é mais uma tendência de futuro e, sim, uma questão de mercado presente”, afirmou.
De acordo com Andreia, os empresários e proprietários de áreas rurais que querem investir nesse modelo de negócio devem escolher melhor os fornecedores e as agências de receptivo para ofertar produtos diferenciados e agregar novidades. “Vender Foz do Iguaçu é interessante, mas oferecer o destino com passeio de barco, passando pelas propriedades rurais, é um diferencial”, sugeriu.
E como vender turismo rural? Segundo Andreia, estrategicamente algumas agências começaram a investir em pacotes que aumentem o tempo de permanência do turista no destino, com um dia a mais, por exemplo. “No Ceará, um lugar conhecido pelo sol e por suas belíssimas praias, estão vendendo hoje a Serra de Guaramiranga, um lugar encantador, com várias produções de flores”, afirmou. “Ou seja, você está tomando sol na praia e, no dia seguinte, pode subir a serra e conhecer um Ceará diferente”.
Nas Regiões Sul e Sudeste estão os destinos mais procurados, como o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Rota do Café, no Paraná, e os roteiros de Minas Gerais. Porém, nos últimos anos essa categoria avançou para o sertão da Paraíba, para o Centro-Oeste e para o Rio Grande do Norte.
Leia mais:
Argentina investe forte no turismo gay
Ministério do Turismo afirma que brasileiro nunca viajou tanto no país
Aeroportos da Infraero terão postos para justificativa eleitoral
Anac fará auditoria em sistemas de check-in de Gol e TAM
Todo turista é um deficiente, diz ex-presidente da Oits Américas na Abav
Abav 2012: Embratur investe em ferramentas digitais para atrair turistas do exterior
Abav realizará Feira de Turismo das Américas de 2013 em São Paulo