Continua após publicidade

Sistema de bondes de Santa Tereza, no Rio, está em processo de tombamento pelo Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, o edital de tombamento do sistema de bondes do bairro Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. De acordo com a publicação, o tombamento abrange todo o traçado do bonde, desde a estação junto ao Largo […]

Por Paulo Virgilio, da Agência Brasil
Atualizado em 16 dez 2016, 00h42 - Publicado em 2 abr 2012, 19h14

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União, o edital de tombamento do sistema de bondes do bairro Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. De acordo com a publicação, o tombamento abrange todo o traçado do bonde, desde a estação junto ao Largo da Carioca até o Largo dos Guimarães, além das bifurcações que dali partem em direção ao Largo das Neves e ao ponto conhecido como Dois Irmãos, incluindo o prolongamento até o Silvestre.

O processo provisório, que ainda será submetido ao Conselho Consultivo do Iphan, inclui ainda um exemplar do bonde elétrico aberto, representado pelo veículo de número 2. No edital, o Iphan justifica o tombamento pelo “elevado valor histórico e paisagístico”.

A Superintendência Regional do órgão no Rio informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o processo não implica a volta ao tráfego dos atuais bondes, retirados de circulação pelo governo do estado, após o acidente ocorrido em agosto do ano passado, deixando seis mortos e mais de 50 feridos. O governo fluminense está investindo R$ 110 milhões no projeto de revitalização do sistema, que inclui a modernização das estações, da sinalização, recuperação dos trilhos e a compra de 14 novos bondes.

LEIA MAIS:

48 horas no Rio de Janeiro

Publicidade

Publicidade