Entre 16 e 18 de novembro, o Rio de Janeiro recebe o Festival Mulheres do Mundo, a primeira edição latino-americana do Women of the World Festival.
O intuito do evento é celebrar o empoderamento feminino e promover a igualdade de gênero e a troca de experiências entre mulheres. Idealizado por Jude Kelly, ex-presidente do Southbank Centre, de Londres, ele já passou por mais de 20 países desde sua primeira edição, em 2010.
A edição brasileira terá mais de 150 atividades gratuitas, que ocorrem no Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Armazém 1 do Pier Mauá e na Praça Mauá.
As atividades estão organizadas em quatro eixos. O primeiro, Mulheres em Diálogo, promoverá a troca de vivências, através de mesas redondas, palestras e outros formatos de discussão. Serão debatidas questões como segurança, participação política, saúde, cultura e sustentabilidade, entre outras.
O segundo eixo, Mulheres das Artes e Culturas, será composto por oficinas e apresentações em diversas linguagens, como música, teatro, dança e artes plásticas. Uma feira de iniciativas inovadoras de mulheres, em campos como gastronomia, beleza e tecnologia, compõe o terceiro eixo, Mulheres Empreendedoras.
Por fim, o eixo de Mulheres Ativistas trará uma série de atividades e campanhas, propostas por coletivos e movimentos sociais envolvidos nas lutas pelos direitos femininos.
Além de acolher as atividades do festival, o Museu do Amanhã fará intervenções e visitas guiadas que destacarão a contribuição feminina na elaboração do seu conteúdo.
Já o Museu de Arte do Rio abre, no dia 16 de novembro, a exposição Mulheres na Coleção do MAR, com um recorte de obras de artistas mulheres que integram seu acervo. Durante o evento, ocorrerão visitas guiadas a ela e a duas outras mostras atuais do museu.
Para conferir a programação completa do festival e reservar ingressos para as atividades, confira o site.
Busque hospedagens no Rio de Janeiro