1. Num Pang, Nova York
“O lugar traz influências do Laos e do Camboja, e o resultado são combinações espetaculares! Meu preferido é o sanduíche de bagre no mel com pimenta-do-reino, que vem com picles de cenoura e maionese de pimenta-vermelha. Tem uma unidade na Broadway (1129) e mais quatro endereços.”
2. Bar Tartine, San Francisco
“Chad Robertson, renomado padeiro dos EUA, é dono desse lugar maravilhoso. O foco aqui é o pão: gosto muito do de campagne, bem cascudo e meio ácido, acompanhado apenas de manteiga de kefir, um iogurte empelotado de origem asiática.”
3. Butcher and Bee, Charleston
“Gosto do estilo desse lugar, que remete ao sul dos Estados Unidos. Tem um conceito com o qual me identifico bastante – servir comfort food, coisas para comer com as mãos. Algo que descobri lá, bem diferente, é o sanduíche com barbecue de abóbora, uma delícia.”
4. Bäco Mercat, Los Angeles
“Esse restaurante informal do chef Josef Centeno tem sanduíches bem diferentes. São servidos num pão que parece uma tortilla de trigo mais fofinha. O recheio de que eu mais gosto é o toron: rabo de boi com cheddar e um molho semelhante ao tzatziki, à base de iogurte e pepino.”
5. Salumi, Seattle
“A especialidade dessa casa do Armandino Batali, pai do chefcelebridade Mario Batali (do Eataly de NY), são os embutidos. A dica é chegar em horários alternativos, pois as filas são enormes entre meio-dia e 14 horas. Vale muito experimentar o sanduíche de porchetta; é fantástico!”
As indicações são de Richard Turner, proprietário do restaurante Deliqatê, em São Paulo.