Continua após publicidade

Restaurante cria pratos com alimentos que seriam jogados fora

Conheça a Surplus Pop-Up, novo restaurante britânico que pretende mudar a maneira que consumimos os alimentos.

Por Ariene Leite
Atualizado em 6 jun 2017, 14h28 - Publicado em 6 jun 2017, 13h28
Frutas e vegetais "machucados" são utilizados para fazer molhos e geleias pela empresa britânica. (szjeno09190/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Quase um terço da comida que produzimos vai para o lixo. Sabendo disso, muitos restaurantes e estabelecimentos estão procurando alternativas para diminuir o desperdício diário.

A companhia britânica Rubbies and the Rubble, conhecida por fazer molhos, geléias e outros condimentos de alimentos que geralmente são jogados fora, estreou recentemente um estabelecimento completamente sustentável.

O restaurante Surplus Pop-Up é a nova aposta da marca que pretende conscientizar as pessoas quanto ao desperdício de alimentos e o impacto do lixo na camada de ozônio. Gerida exclusivamente por mulheres, surgiu em 2010 quando a fundadora Jenny Dawson percebeu o desperdício que muitos feirantes de Londres produziam. Notou que muitas frutas e vegetais eram descartados por não estarem com uma boa aparência, mas que isso não significava que eles estavam ruins.

Continua após a publicidade

Juntou seu interesse pelo assunto com seu contato com feirantes, pequenos produtores e distribuidores para criar um menu completo e variado para o restaurante. Desta forma, alimentos que geralmente seriam descartados por estarem “machucados”, maduros demais ou em excesso, são reaproveitados e utilizados em diversos pratos do estabelecimento.

Estima-se que desde março até hoje, a proposta tenha poupado cerca de 6700 kg de dióxido de carbono, somente com o aproveitamento de alimentos não desperdiçados. Apesar de ter aberto recentemente, a Surplus Pop-Up tem inspirado outros estabelecimentos a abraçarem a causa.

O restaurante fica aberto das 11 am as 8 pm em Selfridges, Oxford Street. Com prazo de funcionamento até dia 30 de junho desse ano.

Continua após a publicidade

 

Publicidade