Portimão: uma cidade grande no Algarve com belas praias para se descobrir
Portimão é daquelas cidades do Algarve com uma orla cheia de edifícios que no auge do verão são ocupados por estrangeiros de vários cantos da Europa. É quase difícil ouvir português por ali. Este movimento todo tem seu lado positivo, porque deixa a cidade com uma boa estrutura de restaurantes, comércio e hospedagem. Se você procura agito nos dias quentes, este é o lugar certo.
A Praia da Rocha é a maior delas, com um imenso areal ocupado por guarda-sóis que podem ser alugados por períodos. Perto do penhasco que divide a cidade com a areia ficam alguns bares e restaurantes ligados por um deque de madeira, mas é num trecho de areia vizinho que estão as melhores praias de Portimão, todas com água cristalina algarvia, um pouco gelada para quem está acostumado com o mar brasileiro. Quando a maré esta baixa dá para percorrê-las a pé.
A Praia dos Três Castelos é pontuada por um pedaço de falésia de cor amarelada em formato triangular, próximo do quebra-mar. A faixa de areia é estreita e faz com que muitas pessoas procurem as sombras das falésias durante o dia, o que não é aconselhável pelas placas fixadas nas pedras, que indicam perigo de desmoronamento.
A próxima é a Careanos, que fica entre duas rochas. Depois vem a Praia do Vau, com um pedaço de areia mais extenso e bares com serviço à disposição dos banhistas, além de estacionamento para quem vem de carro.
Na sequência fica a Praia do Alemão e, ao lado, a pequenina Praia de Boião, separada por um grande trecho de falésia. Ainda há outras faixas de areias menores até a vizinha Praia de Alvor, mas o acesso é feito apenas por trilha ou de barco.
Siga-nos no Instagram @guitosetto @mariapiacenco