Se o fluxo cultural de Paraty atinge o ápice durante a Flip, podemos dizer o mesmo para o fluxo de pessoas. As pousadas, os restaurantes e as ruelas do Centro Histórico são tomados pelos turistas no começo de julho, mês de férias escolares e de temperaturas amenas. Época perfeita para curtir a pluralidade local – praia, montanha, cachoeira, esportes radicais…
O.K. Há gente demais e você descansa pouco. Prefere menos badalação? Tudo bem, Paraty é múltipla até nisso: o calendário de eventos não se resume à Flip. O viajeaqui preparou uma agenda com outros festivais, festas e shows que acontecem nos próximos meses neste que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
JUNHO
1 a 3 – Bourbon Festival
Paraty recebe a 4º edição do festival, com 16 atrações confirmadas, entre elas Roy Rogers e Zélia Duncan. Mais informações aqui: Bourbon Festival
8 a 10 – Festival do Camarão
Para marcar o fim do defeso do camarão, período no qual a pesca do crustáceo é proibida, o festival promove a culinária local. Época ideal para experimentar o camarão casadinho – receita tradicional da mesa caiçara que ganhou fama por aqui.
22/6 a 1/7 – Festa de São Pedro e São Paulo
Sempre no fim de junho, há uma procissão marítima com barcos enfeitados – a melhor decoração ganha prêmios. No percurso até a Ilha do Araújo, acontece a bênção do anzol.
JULHO
6 a 15 – Festa de Santa Rita
Cartão postal de Paraty, a Igreja de Santa Rita é o endereço desta festa desde que foi fundada, em 1722. Na programação, shows, cirandas e barracas de comidas e bebidas típicas da cidade.
20 a 29 – Festival Internacional das Artes Visuais
A segunda edição do FIAV promove a integração de artistas de todas as partes do país. Há exposições e Paraty se transforma em um museu a céu aberto.
27 a 29 – 2º Festival de Choro e Samba
Ainda não há programação definida, mas o último fim de semana de julho já tem trilha sonora.
AGOSTO
16 a 19 – Festival da Cachaça, Cultura e Sabores
Reúne os alambiques de um dos mais tradicionais roteiros de aguardente do Brasil. Ocorre no Arial do Pontal. Mais informações aqui: Festival da Cachaça, Cultura e Sabores
30/8 a 8/9 – Festa de Nossa Senhora dos Remédios
A padroeira de Paraty tem uma festa só dela há mais de 300 anos. A programação ainda não foi definida.
LEIA MAIS:
Paraty, para todos – reportagem da Viagem e Turismo
Destino: Paraty, atmosfera intelectual à beira-mar