Christoph Hundehege, concierge do Waldorf Astoria Berlin
1. “O restaurante Katz Orange (foto acima) se destaca pela cozinha contemporânea germânica, priorizando o uso de ingredientes frescos e locais, no melhor estilo ‘direto da fazenda’. Ele fica em um lindo pátio gótico e tapeçarias peruanas deixam o ambiente muito aconchegante.”
2. “O incrível acervo de arte contemporânea de Boros Collection fica exposto dentro de um bunker da Segunda Guerra Mundial. Para visitar, é preciso reservar com antecedência.”
3. “A antiga sede do jornal Der Tagesspiegel (foto abaixo), localizado na região de Potsdamer Strasse, foi convertida em um espaço onde se concentram diversas galerias de arte, incluindo alguns nomes famosos, como a inglesa Blaine Southern.”
+ 5 lugares em Berlim para quem gosta de design, ilustração e arte urbana
Anne Raber, concierge do Hotel de Rome
4. “Fique ligado nas exposições do Bötzow Brewery, um espaço cultural onde antes funcionava uma cervejaria fundada em 1885. Ali, há ainda uma sala, a Le Croco Breu, em que são preparados coquetéis criativos.”
5. “Em algumas datas específicas, a Piano Salon Christophori, loja de reparos de piano, se transforma em uma sala de espetáculos, onde acontecem concertos e shows de jazz gratuitos. Você pode trazer sua própria bebida e contribuir com alguma doação no fim da performance. Vale acompanhar o calendário de apresentações no site.”
6. “O Eins unter Null é um dos restaurante mais afamados do momento. À frente dele estão Andreas Rieger e Ivo Ebert, chef e sommelier, donos de duas estrelas no Michelin por seus trabalhos em outras casas. A proposta é combinar uma cozinha regional ‘radical’ em um ambiente descolado.”
+ 5 hambúrgueres imperdíveis em Berlim
+ 8 (ótimos) motivos pra passar o verão em Berlim
Aykut Kanbak, concierge do Grand Hyatt Berlin
7. “No badalado bairro do Mitte, o restaurante Grill Royal (foto acima) é o hotspot número um da cidade. Ponto de encontro de celebridades, moradores e gente descolada, é o lugar para comer bons cortes de carne, acompanhados de uma ótima seleção de vinhos.”
8. “No último andar do hotel 25 Hours, o Monkey Bar foi escolhido como um dos mais trendy da Europa. Com imensas janelas, ele oferece vistas panorâmicas da cidade, excelente carta de drinques e petiscos árabes.”
9. “A Berghain é considerada uma das casas noturnas mais famosas e alucinantes de Berlim. A balada se destaca pela música eletrônica de qualidade e pelas filas gigantescas que se formam à porta.”
+ Como se dar bem nas baladas de Berlim
+ 12 bairros para conhecer em Berlim
+ O que esperar (e não esperar) de Berlim