Continua após publicidade

London pride: 20 pubs essenciais em Londres

Uma seleção de 20 pubs clássicos - centenários ou modernos - e bons de cozinha onde você pode degustar a real ale, a grande cerveja britânica

Por Danilo Valentini | Atualizado em 28/05/2015
Atualizado em 26 jul 2023, 13h32 - Publicado em 18 jun 2013, 17h18
Pint, chope, cerveja com bandeira da Inglaterra
Pint, chope, cerveja com bandeira da Inglaterra (/)
Continua após publicidade

Existem diversas formas de conhecer Londres. Subindo na roda-gigante, andando de double decker, indo à Tate, vendo um show de pop ou caçando a melhor cerveja pelos mais de 4 mil pubs da capital inglesa.

Na seleção que exibimos a seguir, foram privilegiados aqueles pubs de cujas torneiras sai o melhor líquido possível – a real ale. Essa ale é produzida em pequena escala e com fermentação natural no barril, sem adição de gás carbônico. Mais amarga, densa e muito mais complexa do que as chamadas lagers (categoria em que se encaixam as grandes marcas globais), a real ale é capaz de emocionar quem gosta mesmo de cerveja. Ela é o cartão de visita Premium desse ambiente tão londrino, o pub – a contração de public house.

Se alguns pubs ainda ostentam carpetes vetustos e papéis de parede vitorianos, há aqueles com atrações variadas como cardápio vegetariano, jogos de salão e até festivais em datas especiais.

Quando toca o sino: saiba onde e quando é ilegal beber em Londres

Uma imagem bastante corriqueira para quem conhece a Londres de algum tempo atrás é ver gente bebendo cerveja na saída das estações do metrô – e muitas vezes se excedendo nisso. Bem, a imagem pode estar ficando datada. Beber nas estações do tube e em diversos outros locais públicos é proibido por lei desde 2008.

O consumo é vetado nas chamadas prohibition zones, ruas que costumam ter grande fluxo de pedestres em diversos bairros – embora nem todos os bairros imponham essa restrição. Também é bom evitar andar com cães e promover manifestações públicas, igualmente vetadas nessas zonas.

Continua após a publicidade

Para não correr risco de ser multado, é melhor, portanto, ficar dentro do pub. Alguns deles ainda mantêm o hábito, tradicionalíssimo, de tocar o sino anunciando seu fechamento. Felizmente nem todos encerram os trabalhos quando a noite começa, às 11.

Leia mais:

Check-in ##- Veja outras reportagens da edição de JUNHO de 2013 da VT

 

Transporte em Londres ##- A invenção do metrô

Continua após a publicidade

 

Grafites em Londres: veja 20 pontos para apreciar a arte de rua na cidade

 

Sete cidades brasileiras têm os skylines mais impactantes do mundo

 

As imagens e destinos mais clássicos do Reino Unido

 

Doze melhores destinos no Reino Unido, a partir de Londres

Continua após a publicidade

 

Dez lugares para conhecer na sua próxima visita a Orlando

 

Publicidade