A Inglaterra está vendo surgir a maior trilha costeira do mundo, a National Trail, que vai formar um caminho com 4498 quilômetros de extensão. A construção já vem acontecendo há muitos anos, por segmentos, alguns inclusive já recebem turistas.
A trilha está dividida em quatro partes: Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste, com 66 subtrechos. Haverá segmentos que passarão próximos ao País de Gales e à Escócia, sendo que a maior parte do percurso será pela costa, com alguns pequenos desvios para o interior.
A porção Noroeste cruzará algumas cidades como Liverpool e Carslile, passando pelo Parque Nacional Lake District, museus e portos. Já o trecho Nordeste se estende por lugares como Sunderland e Scarborough, que reserva falésias rochosas, praias, piscinas naturais e campos floridos.
A porção Sudeste atravessa as proximidades de Norwich até as imediações de Portsmouth e Brighton, um dos dos trechos mais bonitos da costa da Inglaterra e onde é possível avistar o Canal da Mancha. A região reserva ruínas romanas, grandes reservas florestais e penhascos.
O último trecho da England Coast Path é o Sudoeste, que parte de Southampton, importante porto do país onde aportam muitos navios de cruzeiros – e de onde partiu o Titanic –, e segue até o extremo Sul, em Cornwall, região das mais bucólicas. O percurso nesse trecho avança até chegar na pequena cidade de Lidney, perto da fronteira com o País de Gales. Praias, cavernas e adoráveis vilas de pescadores são algumas das paisagens do caminho, que foi construído sobre penhascos rochosos.