As companhias aéreas brasileiras passaram a exigir o uso de máscaras por seus passageiros durante o voo. A medida foi colocada em prática a partir de maio de 2020 pela Azul, pela Gol e pela Latam.
A nova regra está baseada nas informações científicas e recomendações de órgãos públicos do Brasil e do mundo, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida também foi apoiada pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), já que foi comprovado que o uso do acessório sobre o nariz e a boca diminui o risco de contágio por coronavírus.
As três companhias, porém, não providenciam o item para os clientes. As máscaras devem ser trazidas de casa pelos próprios passageiros. Por esse motivo, a Gol afirmou que usará seus canais de comunicação para indicar as melhores maneiras de confeccionar máscaras caseiras.
As três companhias esclareceram que será imprescindível o embarque com máscara própria, o que significa que um passageiro poderá ser impedido de voar se não tiver o artefato em mãos.
Porém, um levantamento realizado pela Gol antes do início de vigência da nova regra indicava que mais de 90% das pessoas que embarcaram nos aviões da empresa já estavam usando máscaras, mesmo não sendo obrigadas a isso.
“O índice evidencia que essa medida também se caracteriza pelo respeito e pela empatia, promovendo de forma enfática o preceito ético que sempre nos orientou: quando se trata de segurança, o individual nunca se sobrepõe ao coletivo”, afirma o presidente da Gol, Paulo Kakinoff.
Todos os funcionários da Gol, da Latam e da Azul também estão sendo obrigados a usar máscaras, luvas e álcool em gel, sejam eles agentes de aeroportos, de cargas, técnicos de manutenção, comissários ou pilotos. As medidas para evitar a propagação do vírus, porém, não se limitam aos equipamentos de proteção individual.
Na verdade, os cuidados começam muito antes do embarque. A Gol tem orientado todos a fazerem o check-in pelo site ou aplicativo da empresa. Para evitar o toque na superfície da tela, os totens de autoatendimento nos aeroportos foram desativados. Agora, esses dispositivos possuem QR Codes que direcionam o cliente diretamente para o aplicativo.
Já a Latam tem feito filas transversais, atendimentos em guichês intercalados e marcações no chão para sinalizar o distanciamento necessário entre os clientes. Além disso, a empresa está distribuindo álcool em gel para quem espera atendimento no check-in.
O álcool em gel também está à disposição dos clientes a bordo das aeronaves das três empresas aéreas. A Azul oferece complementarmente, ainda, lenços desinfetantes. Os serviços de bordo da Latam e da Gol também foram simplificados ou até mesmo eliminados para diminuir o contato entre os passageiros e a tripulação.
As companhias ressaltam, porém, que os interiores dos aviões têm sido higienizados e desinfetados minuciosamente a cada voo. Além disso, as aeronaves contam com filtros de ar capazes de eliminar mais de 99% dos vírus e bactérias presentes no espaço, o que garante um ar puro durante toda a viagem.
Veja os vídeos publicados nas redes sociais das três companhias para divulgar as novas medidas: