Já pensou em viver em um lugar onde quase nunca anoitece, ou em que a noite pode durar algumas horinhas? Pois essa realidade é bem conhecida por moradores de algumas regiões específicas do Hemisfério Norte, acometidas pelo fenômeno do sol da meia noite.
Durante o solstício de verão, que ocorre a partir do mês de abril, locais demarcados pelo Círculo Polar Ártico convivem com a presença constante do sol. É o caso de lugares como a Dinamarca (próxima à Groelândia), Islândia, Suécia, Finlândia e Alasca, que podem encarar um longo período sem sequer avistar o astro se pôr.
Isso ocorre devido à rotação do planeta: nesta época do ano, a inclinação da Terra faz com que a região do polo norte fique posicionada em direção à órbita solar. No Polo Norte, o fenômeno ocorre em algumas regiões até setembro. A mesma coisa acontece durante o verão no Polo Sul: na Antártica, o sol não se põe entre os meses de outubro e março.
Em algumas regiões, como no Norte da Noruega, o verão nunca recebe noites inteiras no período. Os moradores aproveitam da claridade constante pra realizar atividades como pesca, canoagem e até ciclismo.
Na galeria abaixo, você vê fotos de paisagens iluminadas pela presença constante do astro. Com os mecanismos criados pela natureza e as luzes formadas pelo crepúsculo, não há como negar sua beleza.