Dizem que, na internet, as pessoas costumam perder a vergonha. Quem é tímido consegue se soltar e a pessoa que quer descobrir mais sobre determinado assunto, pode se sentir livre para pesquisar sem receios. Até a página dois, isso é ótimo. De vez em quando, entretanto, releva comportamentos engraçados ou estereótipos ruins. Por exemplo, todas as vezes que um usuário utiliza a busca do Google, o site oferece várias de opções de pesquisa, que podem ser boas, “normais” ou muito ruins.
Pensando nisso, a página da Fixr resolveu fazer uma investigação sobre o que as pessoas estão interessadas em comprar em vários países pelo mundo. Utilizando a ferramenta de autocompletar do Google, o portal fez a seguinte pergunta: how much does a * cost in [insert country] (em português, “quanto custa um * no [inserir país]”).
A compilação dos dados foi feita em forma de mapa para representar a pesquisa de maneira mais visual e o resultado se revelou muito mais surpreendente do que o esperado. A empresa aguardava encontrar tópicos como cerveja, na Alemanha, e eletrônicos, no Japão. Entretanto, a busca mostrou objetos inesperados e expôs uma série de estereótipos ruins que estrangeiros têm sobre diversos países do mundo. No caso do Brasil, por exemplo, o termo mais procurado foi “prostitutas”.
Veja abaixo os mapas com os resultados:
América do Sul
Nosso continente é alvo de um dos piores estereótipos dessa pesquisa. Além do Brasil ser caracterizado pelas prostitutas (juntamente com o Uruguai, a Colômbia e a Bolívia), o interesse na Venezuela é no preço da gasolina.
África
O continente africano ganha nas pesquisas ruins. As pessoas costumam buscar o preços de escravos na Mauritânia e de petróleo e gasolina na Líbia, Namíbia e Argélia.
Europa
Com uma qualidade de vida mais alta, os países da Europa tendem a mostrar buscas de objetos como Ferrari, na Itália, e BMW, na Alemanha (não cervejas!). No continente, pesquisas como “to live” (morar) e “to study” (estudar) também foram bem comuns.
Ásia
Ao contrário do esperado, eletrônicos não são o real interesse associado ao Japão, mas melancias! Os Emirados Árabes, Índia e Maldivas caem no estereótipo clichê e são vinculados com, respectivamente, camelos, vacas e luas de mel.
América do Norte
Usuários muito ativos na internet, as pesquisas associadas aos Estados Unidos e Canadá provem dos próprios cidadãos. Os estadunidenses querem abrir franquias e os canadenses aparentemente viajam muito. Descendo o mapa, a realidade muda e os estrangeiros estão interessados em saber o quanto custa uma cirurgia plástica no México.
Oceania
Antártica
Se você mesmo fizer esta experiência, é necessário acessar o Google através de uma guia anônima ou sem histórico de navegação, já que o site se baseia em dados pessoais do usuário para tentar oferecer um resultado mais preciso com o que o internauta costuma pesquisar.