Do Panamá à Alemanha, 5 sorveterias únicas pelo mundo
Esta volta ao mundo do sorvete passa pelos tradicionais gelatos italianos, segue por paletas inovadoras e aterrisa em sabores surreais
1. Ballabeni Ice Cream
Os donos são italianos, um dos únicos que produzem sorvetes na Alemanha, que é hoje um dos maiores mercados consumidores no mundo. A loja está localizada em Munique, e o lugar é tão lindo quanto a sensação de experimentar ali os clássicos da casa, como pistache e chocolate. Aviso: abre somente na primavera e no verão.
2. La Martinière
Na França, as bolas de sorvete sempre são bem servidas, e é assim nesta casa em Paris, que tem uns sabores diferentes, como o que mescla coco, limão e coentro. Experimente também os macarons recheados com sorvete.
3. La Sorbetteria Castiglione
Na italiana Bolonha, o gelato de cassata é espetacular, mas não menos que o cremito deriso, feito com arroz italiano e creme de mascarpone. Enfim, o país dispensa apresentações em matéria de sorvete.
4. Palettamerica
Na Cidade do Panamá, está situada bem no meio das Américas, então prepara paletas homenageando vários países: o Brasil é lembrado com a versão de caipirinha; a Argentina, com a de doce de leite; o Chile, com a de vinho tinto; os Estados Unidos, com a de creme de amendoim, e assim por diante. A loja fica no Casco Antiguo, e, eventualmente, até o presidente do país caminha por ali na hora do almoço para degustar um sorvete.
5. Rocambolesc Gelateria
Esta sorveteria na catalã Girona pertence aos Rocca, grandes cozinheiros da região. Todos os helados são feitos na hora em máquinas soft, como as do McDonald’s, mas com sabores e apresentações inusitados – há até picolés com o rosto do Darth Vader.
|
As dicas são de Francisco Santana, chef glacier da Escola Sorvete, de São Paulo |
Texto publicado na edição 258 da revista Viagem e Turismo (abril/2017)