Um dos destinos mais surpreendentes de todo o grande território baiano é a cidade litorânea de Trancoso. Seja entre os calmos coqueiros de suas praias ou nas amendoeiras de seu peculiar e charmoso centrinho (o Quadrado), a beleza da vila consola e tranquiliza. Não há estresse que resista!
Areia macia e falésias, marés e piscinas naturais e muitos frutos do mar e peixes pescados ali mesmo: assim são as praias de Trancoso. Aqui vai um pequeno vislumbre fotográfico de sua beleza, mas, ainda assim, vale a pena ver ao vivo.
1. Praia do Espelho
Sem sombra de dúvida, a praia do Espelho – que, na verdade, tem muita sombra de coqueiros – é uma das mais belas da região e, talvez, até mesmo do país. Os coloridos corais são uma atração a parte, mas as piscinas naturais, com a maré baixa, também são incríveis. Existem passeios de barco e mergulhos, mas, na areia, barzinhos e restaurantes fazem a festa.
2. Praia Taípe
A praia é conhecida por suas falésias coloridas que formam uma paisagem de tirar o fôlego. No alto de uma delas fica o fantástico Club Med.
3. Praia do Rio Verde
Peixes assados na telha é somente uma das delícias servidas sobre suas areias por restaurantes e cabanas. Além disso, alguns clubes agitam a praia com festas ao sons de DJs.
4. Praia de Itaquena
Uma das praias mais intocadas e isoladas da região, fica pertinho da Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades, a qual pode ser explorada. A área não permite carros, então é perfeita para quem gosta mesmo de se jogar na natureza e caminhar!
5. Praia de Itapororoca
Sabe aquelas piscinas naturais bem gostosas que são boas para as crianças brincarem tranquilamente? Elas aparecem aqui nesta praia, quando a maré está baixa!
6. Praia dos Nativos
É aqui que as águas turvas do Rio Trancoso desembocam e formam uma bela passagem na aeria. Apesar da aparência tranquila, esta é a praia com uma das melhores infras da região. Há várias pousadas que disponibilizam quitutes baianos, música e guarda-sóis.
7. Praia dos Coqueiros
Um ventinho cá, um ventinho lá… É assim que segue a Praia dos Coqueiros. E não é por menos. Seus coqueirais deixam o lugar com uma vibe toda relaxante, tranquila e contempladora.
8. Rio da Barra
Quem passa pela Praia do Rio da Barra nem imagina o passado histórico que ela guarda. Foram suas falésias vermelhas e brancas que Pero Vaz de Caminha descreveu em suas cartas ao rei de Portugal durante o descobrimento do Brasil, quando o país ainda era chamdo de “Terra de Santa Cruz”.