Continua após publicidade

Como economizar com passagens de trem na França

4 dicas importantes para você não gastar mais do que o necessário na hora de viajar de trem pela França

Por Patrícia Figueiredo
Atualizado em 19 jan 2017, 20h13 - Publicado em 4 set 2015, 16h00
Veja essas dicas para se dar bem na hora de viajar por terra na França (macayran/Pixabay/creative commons/)
Continua após publicidade

A vantagem de comprar com agências de turismo brasileiras ou no site Rail Europe, um dos revendedores mais populares no Brasil, é contar com atendimento personalizado em português. No entanto, o sistema da empresa costuma disponibilizar somente tarifas cheias. Mesmo quando a Rail Europe tem preços comparáveis aos do site oficial a tarifa deixa de compensar porque o site cobra uma taxa de serviço de 10 euros.

Ou seja: para gastar menos, não tem jeito, tem que comprar pelo site oficial. Pelo menos ele é bem prático, tem uma versão em inglês e aceita cartão de crédito brasileiro 😉

  • Reserve na hora certa

Os preços promocionais da SNCF seguem o padrão das tarifas mais básicas das aéreas: não são reembolsáveis e cobram belas multas para cada alteração, mas valem super a pena pra quem está com todo o roteiro planejado e quer economizar o máximo possível. As passagens começam a ser vendidas meses antes da data da viagem – para conseguir os melhores preços, programe-se para comprar seu bilhete logo na abertura das vendas.

– Para os trens TGV e Intercités, as vendas começam 3 meses antes da data da viagem.

Continua após a publicidade

– Para os trens Eurostar as vendas começam 6 meses antes se a partida for de Paris, Lille ou Calais e 9 meses antes para partidas de Lyon, Marseille e Avignon.

Como o melhor preço geralmente aparece no primeiro dia de vendas, crie um alerta no site da SNCF para que eles te enviem um email no dia exato que os bilhetes para o seu trajeto aparecerem no site :)

  • Fique de olho nas reduções

Não há descontos para estudantes, mas menores de 25 anos e idosos pagam menos. Para conseguir a tarifa reduzida, preencha o campo “Idade do passageiro” na hora de pesquisar o bilhete. Quem tem entre 12 e 28 anos e vai fazer várias viagens pode considerar comprar a Carte Jeune, que custa 50 euros, vale por um ano e garante descontos de 25 até 60% nas passagens.

Continua após a publicidade
  • Assine a newsletter para saber das promoções

No canto inferior da home do site Voyages-SNCF você encontra um campo para incluir seu email na newsletter. Faça isso! A empresa vai passar a te enviar semanalmente as campanhas promocionais em vigor. Muitas tem temas como “inverno nos Alpes” ou “fins de semana de última hora” e podem te abrir os olhos para destinos que você nem tinha considerado inicialmente mas, olha só, depois de descobrir o precinho, passou a cobiçar :)

PS: A low-cost ferroviária Ouigo costuma ter preços bem mais baixos que os trens tradicionais, vendidos no Voyages-SNCF mas, infelizmente, a Ouigo não aceita cartões de crédito emitidos no Brasil, mesmo os internacionais. Verifique aqui quais são os países cujos cartões são aceitos pelo site.

Siga @patifigueiredo_ no Instagram

Publicidade