Anthony Bourdain e a gastronomia da vida como ela é
Bourdain viajou o mundo com seus programas e sempre demonstrou predileção pela comida de raiz. Veja alguns pratos que ele comeu em Parts Unknown
O chef, escritor e apresentador Anthony Bourdain foi encontrado morto em um quarto de hotel em Estrasburgo, na França, na manhã de 8 de junho de 2018. Ele estava na cidade para gravar mais um episódio de seu programa, Parts Unknown, em que viajava pelo mundo apresentando a cultura e a gastronomia de diversos locais, que não raro ficam de fora das tradicionais rotas turísticas.
Bourdain se tornou famoso após publicar, no início dos anos 2000, o livro Cozinha Confidencial, onde narrou os bastidores de grandes restaurantes, sem poupar detalhes por vezes indigestos do que acontecia em cozinhas da moda. Descolado, irreverente e com um vozeirão singular, Bourdain se tornou apresentador, ficando à frente de vários reality shows que mesclavam viagem e gastronomia: A Cook’s Tour, na Food Network; Sem Reservas e The Layover, no Travel Channel e, mais recentemente, o Parts Unknown, na CNN.
Para homenagear Bourdain, fizemos uma lista de lugares e pratos que ele comeu em alguns dos países que visitou para o Parts Unknown! Confira:
Vietnã
No primeiro episódio da 8ª temporada do programa, Bourdain e o ex-presidente americano Barack Obama se sentaram no pequeno Bun Cha Huong Lien, em Hanói, para dividir uma cerveja, um pouco da comida de rua vietnamita e um bom papo. No episódio, um dos mais famosos do programa, eles comeram o tradicional bún chả, um prato com porco grelhado, macarrão e molho – a conta para os dois ficou em 6 dólares, que Bourdain pagou.
Tanzânia
Na quarta temporada, Bourdain visitou o Forodhani Gardens Market, em Zanzibar, um mercado à céu-aberto noturno onde é possível encontrar uma enorme variedade de espetinhos feitos com frutos do mar e também a famosa Pizza de Zanzibar (que é, na verdade, uma espécie de crepe recheado).
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=OLeOVvgok2E%5D
Argentina
Em sua visita à Buenos Aires, na oitava temporada, Bourdain foi levado pelo chef argentino Francis Mallman ao Don Carlos, um pequeno restaurante familiar bem de frente ao estádio da Bombonera. No dia, Bourdain comeu empanada, bife e morcela.
Filipinas
Prestes a devorar sua comida de rua filipina favorita, Bourdain adverte de cara: “isso é provavelmente a melhor coisa que você pode comer com uma cerveja gelada”. Ele estava se referindo ao sisig, bochechas de porco com um ovo em cima, servidas em um prato quente. Em sua visita à Manila, na sétima temporada, ele comeu o prato no Supersix.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GljI-GzGV-0%5D
Brasil
Bourdain visitou o Brasil algumas vezes durante seus programas e com o Parts Unknown esteve na Bahia e em Minas Gerais. Na Bahia, episódio da terceira temporada, ele comeu acarajé, moqueca de baiacu e queijo coalho com caipirinha. Já em Minas, feijão tropeiro, língua de boi, mocotó e angu.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=OmxVfeyf8N4%5D
Para descobrir mais sobre os destinos visitados por Bourdain no Parts Unknown, visite o site Explore Parts Unknown.