Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 dúvidas sobre… Pouso de avião

Para você não ter mais medo de viajar de avião

Por Fernando Souza (edição)
20 abr 2012, 21h06 • Atualizado em 20 dez 2018, 14h50
Avião
 (Hiljon/Pixabay)
Continua após publicidade
  • 1 Quais são os fatores que complicam uma aterrissagem?

    Neve, granizo e chuva alteram a visibilidade, mas o maior inimigo é o vento. “As rajadas e tesouras de vento param e voltam em direções diferentes, desestabilizando a aeronave. Quando a corrente de ar bate na cauda e aumenta a velocidade do avião, o piloto não deve decolar nem pousar. O ideal é que o vento esteja contra”, diz Ernesto Klotzel, engenheiro de voo e jornalista especializado em aviação.

    2 O que é um pouso bom?

    “Em condições favoráveis, é uma aterrissagem suave, mas, com vento e má visibilidade, é aquele em que o avião se mantém na pista, sem derrapar nem gerar danos à aeronave, como um furo no pneu”, diz Klotzel.

    3 O piloto tenta o pouso de qualquer jeito?

    Não. Se ele percebe que não conseguirá pousar, ou arremete e dá voltas no ar até tentar de novo ou desiste e ruma para outro aeroporto.

    4 Solavanco na aterrissagem é pouso mal executado?

    Não. Segundo o engenheiro de voo, quando o vento está perpendicular à aeronave, o melhor a fazer é jogar o avião na pista rapidamente para ter mais tempo de freá-lo. “Se o avião não derrapa, não sai do caminho nem ultrapassa o limite da pista, é um ótimo pouso, mesmo com solavanco”, afirma.

    Continua após a publicidade

    5 Qual é o pior aeroporto para pouso do Brasil?

    “No santos Dumont, não bastasse a pista ser curta, parte dela está cercada pelo mar. É um aeroporto que pensa que é um porta-aviões. Por isso, um comandante faz voos supervisionados antes de pousar sozinho lá”, diz Klotzel.

    Leia mais:

    Abril de 2012 – Edição 198

     

    5 lições de casa que os aeroportos brasileiros precisam fazer

    Continua após a publicidade

     

    Programas de milhagem

     

    Pequeno manual… Contra medo de avião

     

    Publicidade