Voo atrasado: quais os seus direitos quando a viagem demora além do previsto?

Companhias aéreas são obrigadas a prestar assistência de modo escalonado, conforme tempo de atraso

Por Maurício Brum
2 jul 2025, 16h00
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Nada de ficar na sala de espera: assistência em atrasos muito longos deve incluir até hospedagem (Joyce Romero/Unsplash)
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Um voo atrasado pode prejudicar bastante seus planos de viagem. Além de acrescentar mais horas de espera que não estavam planejadas, a situação pode levar a perdas de conexões ou, no mínimo, reduzir o tempo que você pretendia passar no destino.

Mas, muitas vezes, não há o que fazer: quando o atraso se confirma, só resta conhecer os seus direitos e exigir que a companhia aérea ofereça aquilo que a regulamentação obriga, seja para aliviar o incômodo dos passageiros ou para facilitar a continuidade do trajeto.

Quais são seus direitos em caso de atraso no voo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) obriga as companhias aéreas a informar os passageiros imediatamente quando houver a confirmação de um atraso, além de seguir atualizando a situação periodicamente.

O viajante também tem direito a assistência material, que deve ser oferecida de forma escalonada de acordo com o tamanho do atraso:

  • a partir de 1 hora, deve ser oferecida comunicação por conta da empresa (como internet e telefonemas, entre outros);
  • a partir de 2 horas, o passageiro tem direito a alimentação (por meio de vouchers ou com o oferecimento direto de lanches e bebidas etc.);
  • para atrasos acima de 4 horas, a empresa é obrigada a oferecer hospedagem (quando houver necessidade de pernoite) e transporte de ida e volta entre o aeroporto e o local de acomodação. Caso você resida na cidade do atraso, a companhia pode oferecer apenas o transporte entre sua casa e o aeroporto.

Atrasos superiores a quatro horas abrem margem para outras possibilidades, que incluem a desistência do voo (com reembolso) por parte do passageiro ou a realocação para outra alternativa disponível.

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Que direitos tenho em atrasos acima de quatro horas?

Caso você esteja no aeroporto de partida, atrasos acima desse tempo rendem os seguintes direitos, conforme opção do passageiro:

  • reembolso integral da passagem, que inclui a tarifa de embarque;
  • remarcação do voo para horário e data escolhido pelo passageiro, sem custo adicional;
  • embarque no próximo voo da empresa em que houver disponibilidade de lugares para o mesmo destino (até lá, a companhia deve seguir oferecendo assistência material).

Já se o atraso superior a quatro horas ocorrer durante uma escala ou conexão, os direitos são os seguintes, com o viajante podendo escolher a alternativa que mais faça sentido para sua situação:

  • reembolso integral da passagem e retorno ao aeroporto de origem, sem custo adicional (a assistência material deve seguir sendo oferecida até a conclusão desse périplo);
  • possibilidade de permanecer no local onde a viagem foi interrompida, recebendo reembolso do trecho que não foi utilizado;
  • remarcação do voo para horário e data escolhido pelo passageiro, sem custo adicional;
  • embarque no próximo voo da empresa em que houver disponibilidade de lugares para o mesmo destino (a assistência material deve ser mantida até lá);
  • concluir a viagem por outra modalidade de transporte (como ônibus ou táxi, entre outros), com manutenção da assistência material.
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Para minimizar as dores de cabeça com perdas de conexões, vale também conferir essas dicas de como calcular o intervalo mais seguro entre um voo e outro para sua próxima viagem.

Outros direitos

Tenha em mente que os direitos listados acima se referem puramente à situação objetiva do voo em si. É comum que um atraso acabe rendendo outros prejuízos, como a incapacidade de comparecer a compromissos importantes ou a algum passeio ou hospedagem que já estava reservado e até pago.

Nessas situações, pode ser necessário acionar a companhia aérea judicialmente, cobrando uma indenização por danos morais e materiais, conforme a situação. Para facilitar esse processo, guarde sempre e-mails de confirmação, recibos de pagamento e outras provas relevantes atestando que você teve perdas geradas pelo atraso.

O atraso é apenas um dos inconvenientes que podem atrapalhar bastante a sua viagem – e é bom conhecer os direitos e alternativas disponíveis sempre que outras situações incômodas ocorrerem. Confira também o que acontece no caso de um voo cancelado ou se sofrer com uma bagagem extraviada ou danificada.

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