Desde o último 23 de maio, as companhias aéreas nacionais passaram a cobrar por bagagens de mão que ultrapassem as medidas limite. A mala que passar de 55 centímetros de altura, 35 de largura e 25 de profundidade poderá ser despachada e taxada. Para não cair na malha fina da fiscalização no momento do embarque, conheça três aplicativos que permitem medir a bagagem por meio de realidade aumentada, usando a câmera do celular.
Momondo
É o aplicativo com o layout mais amigável. Logo em sua tela de início, a opção “Meça sua mala” já leva à ferramenta de medição por realidade aumentada.
Ao clicar, o aplicativo abre a câmera do celular e pede para direcionar o foco para o chão, calibrando as medidas. Depois disso, é só seguir as orientações mostradas na tela e “passar” a câmera pela mala. Pontos vão sendo criados em cima e ao lado do objeto para fins de medição.
O aplicativo avisa quando está pronto e mostra o resultado na tela.
Sistemas: iOs 11.3 e Android 8 e superiores
Tamanho: 98,3 MB
Kayak
Como a companhia pertence ao mesmo grupo da Momondo, os aplicativos são idênticos. Com a mesma interface e ferramenta, as medidas são feitas com a mesma qualidade.
Sistemas: iOs 11.3 e Android 8 e superiores
Tamanho: 101,3 MB
Latam
Ao ligar a câmera, o aplicativo cria um gabarito virtual com as medidas atuais permitidas para bagagem de mão e você deve encaixar sua mala dentro dele.
No teste, a ferramenta pareceu confusa porque permite que o usuário aproxime e afaste o gabarito sem levar em conta o objeto que está sendo apontado.
Sistemas: iOs 11.0 e Android 8 e superiores
Tamanho: 96,8 MB
Medida
A ferramenta, que já vem instalada no iPhone, não é específica para medir bagagens, mas pode ser usada para este fim. De modo simples, ao ligar a câmera o usuário pode criar dois pontos para medir a altura e a largura da bagagem. Para medir a profundidade é preciso virar a mala.
Sistemas: iOs