Como funciona o programa de milhas da Azul
Veja os benefícios de cada categoria e como acumular pontos no Fidelidade Azul (antigo TudoAzul)
Em abril de 2024, o programa de fidelidade da Azul passou por uma série de mudanças. Inclusive de nome: a antiga TudoAzul passou a ser Fidelidade Azul. Além disso, as “categorias” agora se chamam “níveis” e a pontuação necessária para subir de nível, assim como os benefícios de cada um, foram alterados. A seguir, tudo o que você precisa saber sobre o programa de fidelidade da Azul:
Como funciona o Fidelidade Azul?
São dois tipos de pontos: os pontos Azul são aqueles que você poderá usar para comprar passagens aéreas, pacotes de viagem, produtos, etc.
Já os pontos qualificáveis são os que serão computados para determinar o seu nível dentro do programa de fidelidade.
As formas de acumular esses dois tipos de pontos são distintas.
Não é preciso pagar nada para se cadastrar – o que pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo (disponível para iOS e Android).
Quais são os níveis do Fidelidade Azul?
Ao se cadastrar no programa, você começa no nível Básico. Daí, é possível avançar para os níveis Topázio, Safira e Diamante acumulando pontos qualificáveis ou trechos qualificáveis. São três maneiras de acumular:
- Cada real gasto com compra de passagens, upgrades no voo e serviços adicionais com a Azul equivale a um ponto qualificável.
- 10 pontos Azul acumulados com o cartão de crédito da Azul equivalem a um ponto qualificável.
- 10 pontos Azul acumulados após assinar o Clube Azul equivalem a um ponto qualificável.
Para avançar de categoria, é necessário conseguir um determinado número de pontos qualificáveis OU um determinado número de trechos qualificáveis pela Azul em um mesmo ano (um trecho equivale ao trajeto entre origem e destino, mesmo que tenha uma conexão no meio).
O número acumulado vai determinar o nível para o ano seguinte. Conheça os benefícios de cada categoria:
BÁSICO
O nível Básico é o ponto de partida no programa de fidelidade.
Benefícios:
- R$ 1 gasto = 1 ponto Azul
- Resgate de até 130 mil pontos por vez em voos nacionais
- 2 anos de validade para os pontos Azul
- 20% de desconto no estacionamento do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
- Desconto para antecipar voos nacionais
- Desconto para marcação de assento antecipada em voos nacionais
- Compra de upgrade de cabine com pontos
- Desconto em casas de eventos em São Paulo
- Inclusão de até 5 beneficiários (30 dias de carência)
TOPÁZIO
O nível Topázio é atingido ao acumular 6 mil pontos qualificáveis ou 6 trechos qualificáveis. Os benefícios da categoria são:
- R$ 1 gasto = 2 pontos Azul
- Resgate de até 120 mil pontos por vez em voos nacionais
- 3 anos de validade para os pontos Azul
- 20% de desconto no estacionamento do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
- Desconto na antecipação de voo em voos nacionais
- Desconto na marcação de assento antecipada em voos nacionais
- Uma bagagem despachada gratuita para voos nacionais e internacionais (exceto para América do Sul com tarifa MaisAzul)
- Um assento Espaço Azul cortesia por ano
SAFIRA
Você atinge o nível Safira ao acumular 10 mil pontos qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis. A partir desse nível, os benefícios são:
- R$ 1 gasto = 3 pontos Azul
- Resgate de até 110 mil pontos por vez em voos nacionais
- 4 anos de validade para os pontos Azul
- 20% de desconto no estacionamento do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
- Antecipação de voo nacional gratuita
- Marcação de assento antecipada gratuita em voos nacionais
- Duas bagagens despachadas gratuitas para voos nacionais e internacionais (exceto para América do Sul com tarifa MaisAzul)
- Uma bagagem despachada gratuita para voos para América do Sul com tarifa MaisAzul
- Dois assentos Espaço Azul cortesia por ano
- Desconto na compra de upgrade com pontos
DIAMANTE
A categoria mais alta do programa de Fidelidade Azul é a diamante, alcançada com 12 mil pontos qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis. Os benefícios são:
- R$ 1 gasto = 4 pontos Azul
- Resgate de até 90 mil pontos por vez em voos nacionais
- 5 anos de validade para os pontos Azul
- 40% de desconto no estacionamento do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
- Antecipação de voo nacional gratuita
- Marcação de assento antecipada gratuita em voos nacionais
- Três bagagens despachadas gratuitas para voos nacionais e internacionais (exceto para América do Sul com tarifa MaisAzul)
- Duas bagagens despachadas gratuitas para voos para América do Sul com tarifa MaisAzul
- Desconto na compra de upgrade com pontos
- Assentos Espaço Azul com cortesia
- Uma passagem cortesia para acompanhante por ano
- Acesso ao Lounge Azul em Viracopos
- Acesso à Sala VIP Advantage em Congonhas (com um acompanhante)
- Extensão de benefícios para voos da United
- Check-in e embarque prioritários
- Entrega de bagagem prioritária
- Isenção de taxa de resgate pelo aplicativo da Azul (iOS e Android)
- Atendimento exclusivo no Call Center
Como acumular pontos Azul?
Embora os pontos qualificáveis possuam apenas três formas de serem acumulados (citados acima), os pontos Azul – aqueles que podem ser usados para comprar passagens – podem ser acumulados de algumas formas diferentes. São elas:
- Comprando passagens, upgrades e serviços adicionais: cada real gasto equivale de 1 a 4 pontos Azul, dependendo do seu nível.
- Assinando o Clube Azul: são cinco categorias de planos, que oferecem até 20 mil pontos automaticamente por mês.
- Solicitando o cartão de crédito da Azul: é possível acumular pontos por dólar gasto no cartão de crédito Azul Itaú. Saiba mais.
- Transferindo pontos com bancos parceiros: são 22 instituições parceiras, e a transferência deve ser feita diretamente no aplicativo do seu banco ou instituição. Veja a lista completa aqui.
- Comprando pontos diretamente com a Azul.
- Renovando pontos expirados: os pontos Azul têm validade de 2 a 5 anos, dependendo do nível. Mas, depois desse tempo, é possível reativar esses pontos pagando uma taxa por ponto renovado – cujo valor é informado no momento da compra. Saiba mais.
Como resgatar meus pontos?
Para resgatar os pontos da Azul, existem dois poréns. O primeiro é que a Azul cobra uma taxa de R$ 39,90 a cada resgate feito com menos de 90 dias de antecedência (voos nacionais) ou 120 dias de antecedência (voos internacionais) em relação à data do voo. Apenas clientes do nível Diamante estão isentos da taxa.
Além disso, há um número máximo de pontos que pode ser resgatado por vez em cada categoria. Se a passagem for mais cara que o teto máximo, é preciso completar o valor com dinheiro.
Os pontos Azul podem ser usados de algumas formas diferentes:
- Passagens Azul: é possível emitir passagens pela Azul com pontos pelo site ou aplicativo.
- Passagens internacionais: além de passagens da Azul, o programa de fidelidade possui parceria com outras 6 companhias aéreas internacionais (veja a lista aqui), e é possível voar com elas pagando com pontos. Basta fazer a busca da sua viagem pelo site.
- Pacotes de viagem: a Azul possui uma agência que vende pacotes completos de viagem – com passagem, hotel e passeios – e é possível comprar utilizando pontos.
- Shopping: no marketplace da Azul, é possível comprar acessórios, eletrônicos, vale-compras e mais usando os pontos acumulados.
Vale a pena comprar pontos Azul?
A Azul vende pontos por meio da plataforma online ou pelo aplicativo. O milheiro (que equivale a 1.000 milhas) custa R$ 70 – um valor bastante alto e que dificilmente vai compensar na hora de comprar a passagem. No entanto, a companhia faz promoções regularmente com até 300% de bônus. Por isso, vale ficar ligado no site e redes sociais da companhia para não perder o momento de fazer um bom negócio e fechar uma viagem.
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