Entre tapas e beijos vivemos nossa rotina com as redes sociais. No Brasil poucos são os que não se renderam às praticidades e (in)conveniências do Facebook (é tudo uma questão de relatividade).
Hoje em dia existe rede social pra tudo, e porque não existiria uma rede social de intercâmbios? Vamos às bonitas:
Considerada a primeira rede social para intercâmbios, a Edu Find Me promove o relacionamento virtual entre possíveis intercambistas e instituições de ensino no exterior. Na prática, lembra o LinkedIn. No seu perfil você tem que “convencer” as entidades de ensino que você é o estudante ideal para eles. Se eles te acharem interessante pode rolar uma bolsa de estudos ou um desconto.
Por outro lado, rola uma autopromoção de escolas de idiomas e agências de intercâmbios. O que possibilita mais opções na hora de escolher o curso ou a agência.
A rede também permite o compartilhamento de experiências e dicas, dessa vez, mais ao estilo do TripAdvisor.
Filha do Programa Erasmus, a rede coloca em contato estudantes que querem fazer, fazem, ou já fizeram, um intercâmbio. De modo a facilitar as informações sobre a universidade ou destino desejado.
Também lembra o TripAdvisor, ou Foursquare, os usuários podem relatar suas experiências sobre algum destino, acomodação ou instituição de ensino. Outro recurso bem bacana são os blogs, dentro da rede é possível criar seu próprio blog e contar suas histórias, por meio de textos e fotos.
Associações de ensino, universidades e empresas de serviços relacionados a intercâmbios também podem se cadastrar na rede para esclarecer dúvidas e promover o destino.
Ahh…e ambas as redes são gratuitas! 😉