Ah, o século 19… O Brasil ainda era um Império, o Rio de Janeiro ainda era a capital e carros ainda não andavam pelas ruas das cidades. Nessa época, porém, todos esses seis restaurantes já estavam em pleno funcionamento e, até hoje, resistem graças à qualidade, popularidade ou tradição. Saiba um pouquinho mais sobre eles:
Leite, Recife (PE), 1882
O restaurante mais antigo do país, com 137 anos, é tão tradicional que mantém seu cardápio praticamente igual desde a sua abertura. Além dos pratos, o estabelecimento proporciona uma atmosfera aristocrática, com bandejas de pratas e uma seleção de vinhos do século retrasado. Atenção para o bacalhau à Amadeu Dias e, para encerrar, a rabanada.
Praça Joaquim Nabuco, 147 – Santo Antônio
Telefone: (81) 3224-7977
+ Comida arretada! Conheça os 28 melhores restaurantes do Nordeste
Café Lamas, Rio de Janeiro (RJ), 1874
Fundado em 1874, o restaurante diz servir o melhor filet mignon da Cidade Maravilhosa – um título e tanto para carregar. Tamanha responsabilidade só poderia ser originária de uma forte tradição: o lugar costumava ser frequentado por intelectuais e artistas da época. Nesses mais de 140 anos, seu endereço nem sempre foi o mesmo e, em 1974, com 100 anos de serviço, a casa mudou-se para a Rua Marquês de Abrantes.
Rua Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo
Telefone: (21) 2556-0799
+ Comidas típicas do Brasil: veja fotos de pratos regionais que dão água na boca
Carlino, São Paulo (SP), 1881
Com um cardápio italiano (bem servido!), o restaurante mais antigo de São Paulo foi fundado por um ítalo originário da região da Toscana, em 1881. Ao longo de sua história, a casa teve recaídas – é quase impossível permanecer aberto por 138 anos interruptos – e fechou em 2002. Quando renasceu, três anos mais tarde, voltou a servir seus icônicos pratos, como o cabrito com polenta. Também mudou de endereço algumas vezes – originalmente localizava-se no Largo do Paiçandu, mas hoje situa-se na Rua Epitácio Pessoa.
Rua Epitácio Pessoa, 85 – Vila Buarque
Telefone: (11) 3258-5055
+ 4 comidas sem frescura atrás de portinhas e em ruas escondidas de SP
Rio Minho, Rio de Janeiro (RJ), 1884
Uma cidade litorânea como o Rio de Janeiro só poderia ter um restaurante que serve frutos do mar como um dos seus mais clássicos. Inclusive, a casa é tão histórica que fica dentro de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e na famosa Rua do Ouvidor – conhecida por ser a mais importante da capital fluminense, no século retrasado. As estrelas do lugar são a sopa Leão Veloso e o misto grelhado.
Rua do Ouvidor, 10 – Centro
Telefone: (21) 2509-2338
+ Rio de Janeiro: 40 botecos imperdíveis na cidade
Bar Luiz, Rio de Janeiro (RJ), 1887
Na época de sua fundação, a moda era ir a cafés com mesas dispostas nas calçadas, nos moldes parisienses. Com a intenção de ir contra a maré, o Bar Luiz (na época, atendia pelo nome de Zum Schlauch) foi fundado para ser um local onde as pessoas de todas as classes podiam apreciar cerveja de forma mais simples, em um balcão. Considerado a primeira cervejaria do Rio, serve bons chopes até hoje.
Rua da Carioca, 39 – Centro
Telefone: (21) 2262-6900
+ Cervejas pra beber em 5 cervejarias do Brasil
Gambrinus, Porto Alegre (RS), 1889
Fundado no ano em que a República foi instaurada, o restaurante é o mais antigo de Porto Alegre. Nos seus 130 anos de funcionamento, acompanhou a história da cidade e se especializou em servir comida portuguesa, com destaque para os frutos do mar, sendo o bacalhau à Gomes de Sá seu prato mais pedido. Apesar de se situar dentro do Mercado Público de Porto Alegre, também tem uma entrada pela Praça XV.
Galeria Mercado Público – Centro Histórico
Telefone: (51) 3226-6914
+ Os melhores mercados públicos do Brasil para provar comidas típicas
Siga-me no Insagram: @giofontenelle