“Quero fazer com você o que a primavera faz com as cerejeiras”, escreveu Pablo Neruda no 14º poema de Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada. Essa frase do poeta chileno sempre me tocou, embora eu não conseguisse realmente visualizar o que ela significava. Até que em 2014 testemunhei meu primeiro cherry blossom e então o poema fez completo sentido.
Nova York recebeu as suas primeiras sakuras (o nome em japonês para esse tipo de árvore) há mais de um século pelo Comitê de Residentes Japoneses, como um gesto de amizade entre Japão e Estados Unidos. Hoje, elas podem ser vistas em diversos pontos da cidade.
A florada das cerejeiras vai de março até meados de maio, mas o início depende muito do clima: quanto mais quente, mais cedo elas florescem. Nessa época, as árvores ficam carregadas de flores lindas e delicadas, com tons que variam entre o branco e o rosa.
Resolva sua viagem aqui
Se você tiver a sorte de estar por aqui nessa época, prepare-se para algumas das mais belas cenas que você já viu, com enormes buquês pendurados nas árvores e túneis floridos.
As flores têm vida curta e não duram mais do que uma ou duas semanas. Porém, como cada espécie de cerejeira tem um ritmo próprio, elas florescem em épocas diferentes, prolongando o período de visitação.
A seguir, listei alguns dos melhores lugares em Nova York para admirar e fotografar esse maravilhoso espetáculo — com certeza um dos programas imperdíveis nessa primavera que acaba de começar:
1. Central Park
O parque mais famoso da cidade merece abrir essa lista. São muitos pontos em toda a sua extensão onde você pode se deleitar com as cerejeiras. Você as verá ao redor da 90th Street, na East Drive na 66th Street, no lado leste da Boathouse na 74th Street, em torno do Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir, no Great Lawn, no Pilgrim Hill, na área próxima ao Cedar Hill entre 74th e 77th Streets e na Cherry Hill na altura da 72th street. Aproveite e dê um pulo no Belvedere Castle, que fica ainda mais mágico emoldurado de flores. O Cherry Blossom Tracker é um mapa interativo que permite acompanhar em tempo real o florescer das cerejeiras no Central Park.
View this post on Instagram
Busque hospedagem em Nova York pelo Airbnb
Busque hospedagem em Nova York pelo Booking
2. Green-Wood Cemetery
Pode parecer um pouco mórbido sugerir uma ida a um cemitério, mas esse famoso destino no Brooklyn é muito alegre nessa época com seus 478 acres de colinas, caminhos arborizados e mausoléus ornamentados. O Green-Wood é um dos primeiros cemitérios rurais do país e suas 172 cerejeiras carregadas de flores trazem cor e um clima encantador ao lugar. Entre pelo arco gótico principal e você logo verá uma cena digna de filme de época.
Como chegar de metrô: Linhas D ou N, estação 36 Street
View this post on Instagram
Resolva sua viagem aqui
3. Little Island
Essa é apenas a segunda primavera do parque-ilha, que foi aberto em 2021, mas ele já tem lugar garantido nesse roteiro. Suspenso sobre o Hudson River, o Little Island proporciona uma linda exibição de cerejeiras do tipo Akebono Yoshino, cujas flores brancas e rosas compõem uma paisagem harmônica com os outros mais de 60 mil exemplares de flores, entre eles narcisos, tulipas, lírios, açafrões e íris.
Como chegar de metrô: Linhas A, C, E ou L, estação 14 Street – 8 Avenue
View this post on Instagram
Busque hospedagem em Nova York pelo Airbnb
Busque hospedagem em Nova York pelo Booking
4. Brooklyn Botanic Garden
Principal destino do cherry blossom em Nova York e meu lugar preferido para passar horas admirando esse espetáculo, o Jardim Botânico do Brooklyn tem uma esplanada impressionante cercada por 26 espécies de cerejeiras, da Kanzan à Pendula Rosea. Graças a essa variedade, esse é um dos locais que oferece mais oportunidades para ver as cerejeiras, já que as árvores não florescem todas ao mesmo tempo. E uma curiosidade: as espécies de flores de cerejeira têm naturalmente cinco pétalas, mas algumas das encontradas ali, como a Kanzan, têm flores cor-de-rosa duplas, com 28 pétalas cada, que são de uma beleza impressionante.
Durante o florescer das cerejeiras, o jardim botânico costuma promover eventos e performances que celebram a cultura japonesa, como danças, show de tambores, cerimônia do chá, venda de comida e outros. O site da organização traz a programação e o mapa interativo Cherrywatch, onde é possível acompanhar o ritmo de florada. Assim você consegue planejar a sua visita para a data em que verá o máximo possível de cerejeiras em for. E, já que está lá, aproveite a visita para conhecer também os diversos jardins e estufas do Brooklyn Botanic Garden, todos encantadores.
Como chegar de metrô: Linhas 2 ou 3, estação Eastern Parkway – Brooklyn Museum / Linhas 4 ou 5, estação Franklin Av-Medgar Evers College
View this post on Instagram
Resolva sua viagem aqui
5. Riverside Park
Quando as primeiras cerejeiras chegaram a Nova York, em 1912, elas foram plantadas no Riverside Park, no West Side. As duas mil árvores vindas diretamente do Japão foram usadas para compor o Cherry Walk, caminho de seis quilômetros à beira do Hudson River. Esse trecho do Riverside Park fica entre a 100 e a 125th Street e, além de ser um cenário deslumbrante, é um pedaço vivo da história da comunidade japonesa na cidade.
Como chegar de metrô: Linha 1, estações 103 Street, Cathedral Parkway – 110 Street ou 125 Street
View this post on Instagram
Busque hospedagem em Nova York pelo Airbnb
Busque hospedagem em Nova York pelo Booking
6. Sakura Park
A poucos passos do Cherry Walk no Riverside Park fica o Sakura Park (uma referência à palavra japonesa para “flor de cerejeira”), onde foram plantadas muitas das árvores remanescentes doadas pelos japoneses. Esse pequeno parque retangular faz fronteira com a West 122nd Street e exibe alguns monumentos, como uma lanterna de pedra japonesa presenteada por Tóquio em 1960, quando Nova York formalizou seu status de cidade-irmã com a capital do Japão.
Como chegar de metrô: Linha 1, estação 116 Street Station – Columbia University
View this post on Instagram
Resolva sua viagem aqui
7. Flushing Meadows-Corona Park
O parque foi projetado com o objetivo de impressionar. E consegue, com louvor, especialmente na época do cherry blossom. O Flushing Meadows-Corona Park recebeu duas Feiras Mundiais (em 1939 e 1964) e guarda obras impressionantes, como as Astro View Towers e a Unisphere, além de abrigar o Queens Museum e o Queens Theatre. Mas a natureza também quer se exibir ali e as flores de cerejeira revestem de cor-de-rosa a região ao sul da Roosevelt Avenue e do Citi Field. Maravilhoso.
Como chegar de metrô: Linha E ou M, estação Forest Hills – 71 Avenue / Linha F, estação 75 Avenue
View this post on Instagram
Busque hospedagem em Nova York pelo Airbnb
Busque hospedagem em Nova York pelo Booking
8. Randall’s Island Park
Esse é um parque quase esquecido, mas agora você tem um bom motivo para lembrar dele. Escondido entre a ilha de Manhattan e o Astoria Park (mais precisamente entre East Harlem, South Bronx e Astoria, no Queens), o Randall’s Island é um parque à beira do rio que oferece lindas vistas panorâmicas e fica repleto de cerejeiras em flor, que você pode admirar enquanto caminha, faz um piquenique ou anda de bicicleta.
Como chegar de metrô: Linhas 4, 5 ou 6, estação 125 Street
View this post on Instagram
Resolva sua viagem aqui
9. Roosevelt Island
A estreita ilha-dormitório no meio do East River é conhecida pelo bonde vermelho que leva os visitantes até lá — e que por si só já é um passeio. Mas você ainda vai se encantar com as fileiras de cerejeiras carregadas de flor que transformam o panorama e o skyline de Manhattan, que já é fascinante em outras épocas do ano.
Como chegar de metrô: Linha F, estação Roosevelt Island
Como chegar de tram: A partir da estação na 60 Street – 2 Avenue
View this post on Instagram
Busque hospedagem em Nova York pelo Airbnb
Busque hospedagem em Nova York pelo Booking
10. New York Botanical Garden
Se você procurava um bom motivo para ir ao Bronx, agora tem vários. Essa floresta de 50 acres, que abriga algumas das árvores mais antigas da cidade, também tem mais de 200 cerejeiras que se transformam em um verdadeiro espetáculo quando florescem. É um prazer explorar o New York Botanical Garden com sua exuberante e rica vegetação, mas se quiser ir direto para as flores de cerejeira, os pontos de acesso são Cherry Collection, Conservatory, Conifer Arboretum e Daffodil Hill. Até 23 de abril, a visita ainda tem um bônus: o The Orchid Show, que esse ano chega à sua 20ª edição e exibe uma variedade impressionante de orquídeas.
Como chegar de trem: A partir da Metro-North Raildroad na Grand Central Station, descendo na estação Botanical Garden
View this post on Instagram
Resolva sua viagem aqui
11. Hunter’s Point South Park
Esse parque em Long Island City já é uma lindeza por si só, como contei aqui. Mas ele consegue se superar em beleza quando as cerejeiras Yoshino explodem de flores. Você pode fazer uma deliciosa caminhada sob as copas das flores brancas enquanto contempla o horizonte de Manhattan. Você vai suspirar e até achar que é miragem, mas pode se beliscar porque é verdade.
Como chegar de metrô: Linha 7, estação Vernon Boulevard – Jackson Avenue
View this post on Instagram
Quer mais dicas de NY? Siga-me no Instagram @vemprany
Busque hospedagem em Nova York pelo Booking
Veja as melhores opções de voos para Nova York
Resolva sua viagem aqui