Atenção: o trem para Guarulhos agora tem como ponto de partida a estação Barra Funda da linha vermelha. As saídas acontecem a cada hora cheia a partir das 5h até a meia-noite. Saindo da Barra Funda, o trem para na estação da Luz e depois segue até Guarulhos. O que é narrado a seguir, continua valendo.
O relógio marcava 15:03 quando o trem partiu da estação da Luz e 15:28 quando chegou à estação Aeroporto Guarulhos. A viagem durou 25 minutos e houve apenas uma parada na estação Guarulhos Cecap, uma antes de Cumbica.
Considero isso um feito. Principalmente por se tratar de São Paulo, a cidade mais maltratada, caótica e imprevisível quando o assunto é trânsito.
O trem para o aeroporto de Guarulhos trouxe previsibilidade, ainda mais agora com 20 saídas diárias a cada hora cheia, nos dois sentidos, desde 5h da manhã até a meia-noite. E são trens novos, encomendados para cumprir exclusivamente esse trajeto. Assim como a nova geração de comboios da CPTM, não há divisórias entre os vagões e você pode circular livremente em busca de espaço. E lugar é o que não falta, inclusive para as malas: há compartimentos em cima de todos os assentos e bagageiros verticais espalhados em toda sua extensão.
A paisagem no trajeto acaba sendo uma aula involuntária de Brasil para gringos: vai da caótica ocupação da zona leste a favelas com esgoto a céu aberto, passando por alguns trechos de muito verde na altura do Parque Ecológico do Tietê.
Alguém aí já deve estar chiando: ah, mas o trem não para no terminal. É fato. Mas, sinceramente, me parece o menor dos problemas se considerar justamente a previsibilidade, o preço (R$ 5 por viagem) e a solução encontrada de colocar ônibus gratuito até os terminais (foram seis minutos da estação até o terminal 2). Concordo, o ideal seria parar no subsolo do aeroporto ou na porta, como acontece em várias outras cidades turísticas importantes, como Barcelona, Roma e Chicago. Mas é o que temos pra hoje e funciona.
A estação Aeroporto Guarulhos não é Cabul, tudo é moderno e amplo. Ao sair do trem, você desce um lance de escada rolante, ou de elevador, cruza a catraca, atravessa uma passarela (atenção: a passarela é uma continuação da estação, não tem nada a céu aberto, ao relento ou no meio do nada como já andaram escrevendo), desce mais um lance de escada rolante e chega à calçada de onde parte o ônibus gratuito que leva aos terminais. No trajeto você não precisou subir ou descer a mala no muque em nenhum momento (alô, metrô de Paris!) e o caminho é todo coberto. Daria pra melhorar? Sem dúvida. E não falo do monotrilho, que tudo indica deve ficar pronto ainda em 2024. Falo de uma solução hoje, pra já: ampliar a frequência dos ônibus, que é de 15 minutos entre um e outro – nem sempre cumpridos, como já relataram diversos usuários –, e colocar aqueles sanfonados grandalhões, com mais espaço para pessoas e bagagens.
Sim, estou tentando convencer você de que, mesmo não sendo perfeito, viajar por Guarulhos virou um bom negócio. E quem for se hospedar nos hotéis da região da Paulista, basta uma baldeação para a linha Amarela quando chegar na Luz (a depender da altura do seu hotel, pode ser preciso mais uma transferência para a linha Verde).
Resumindo: o trem para Guarulhos é uma boa opção se você
- mora em qualquer cidade brasileira e está acostumado a andar de transporte público;
- viaja com mala pequena;
- precisa economizar;
- não tem preguiça ou dificuldade de locomoção para fazer baldeação, caso seja preciso fazer mais de uma
O trem para Guarulhos não é uma boa opção se você
- nunca pega transporte público no Brasil ou só pega quando vai pra Nova York, Europa, exterior em geral;
- viaja com criança pequena e precisa levar carrinho de bebê;
- viaja com mala pesada (aliás, por que alguém ainda faz isso?);
- vai chegar à estação da Luz por outra linha de metrô na hora do rush por volta das 18h e 1) tem alguma dificuldade de locomoção, 2) viaja com crianças, idosos ou, de novo, 3) tem muitas malas. Se agendar seus voos para o meio da manhã ou da tarde ou ainda fim de semana, a muvuca tende a ser menor;
- tem medo de ser sequestrado na saída da catraca, de ser levado para um terreno baldio, ter a carteira depenada e os rins arrancados para a venda na deep web (contra a paranoia, não há argumentos).
P.S.1: depois que eu publiquei este texto, um leitor chamou a atenção para um detalhe: no sentido aeroporto, o trem para apenas na estação Guarulhos Cecap; já no sentido contrário, de Guarulhos até a Luz, o trem para também na plataforma da estação Brás. Por que o trem não para no Brás na ida para o aeroporto? A resposta está aqui.
P.S.2: Mais de um ano após a publicação deste texto devo ter pego o trem para Guarulhos pelo menos 10 vezes e foram todas viagens que oscilaram entre 25 e 30 minutos. Uma única vez, no sentido Guarulhos até a Luz, o trem levou 45 minutos.