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A Casa de Vidro, em São Paulo, expõe até 31 de julho mobiliário desenhado por Lina Bo Bardi

Por Fabricio Brasiliense Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 15h06 - Publicado em 5 jul 2016, 03h31
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Lina Bo Bardi projetou o maior ícone arquitetônico paulistano, o MASP. Menos conhecida é a residência que saiu das pranchetas de Lina em 1951 para ela e o marido, Pietro Maria Bardi, viverem. A Casa de Vidro, um marco do modernismo na cidade no bairro do Morumbi, é um imenso caixote apoiado sobre finíssimos pilotis que causam a mesma sensação de quem vê o MASP pela primeira vez: como é que esse negócio não cai?

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A estrutura apoiada sobre pilotis e os janelões que um dia descortinavam uma paisagem de roça

O curioso na visita à Casa de Vidro é ver como a cidade mudou radicalmente em poucas décadas. Lina escolheu uma área então rural, com muitos altos e baixos, estradinhas sinuosas e encravou no alto de um morro o seu caixote-residência, praticamente um mirante sem nada que obstruísse a vista.

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A sala de estar na década de 1950

A cidade mudou e a imensa sala com três paredes de vidro hoje tem vista para uma mata bastante fechada. Se não houvesse o verde, a vista não iria muito além dos muros das residências vizinhas. Neste momento, a casa abriga a exposição O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 – 1992, em cartaz até 31 de julho. O foco são as peças que a arquiteta produziu para o MASP, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia e o Sesc Pompeia. Cada peça tem uma história por trás que é contada por meio de painéis, protótipos e croquis.

+ Saiba mais sobre o MASP

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A sala de estar hoje, durante a exposição O Impasse do Design. No centro, as cadeiras da choperia do Sesc Pompeia (Foto: Regina Cassimiro)

Se você já assistiu algum espetáculo no teatro do Sesc Pompéia, certamente não ficou indiferente às cadeiras duras e desconfortáveis, que têm uma razão de ser, veja:

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Senta lá, Lina

A visita seguiu pela cozinha, retangular e enorme, mas que curiosamente não tem vista alguma. Um armário ainda guarda as louças de quando Lina e Pietro moravam ali.

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É ou não é louça de vó!?

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Uma porta insuspeita na entrada da cozinha leva para os quartos, que não estão abertos à visitação no momento. Os banheiros, no entanto, podem ser conhecidos e são maiores que muita kitinete por aí. O de Lina esconde atrás da porta um nicho com perfumes e talcos exatamente como ela deixou.

Da cozinha, uma porta leva ao pátio onde há uma churrasqueira e um forno de pizza. Em uma das laterais da casa podemos ver o pátio interno para onde se abrem as janelas dos quartos – ali até hoje moram dois jabutis trazidos pela arquiteta.

O terreno, muito íngreme, tem caminhos demarcados e um deles leva à parte baixa onde fica o ateliê de Lina, já na beira da rua, recanto dos mais agradáveis. Nossa guia, a simpaticíssima portuguesa Carolina Barreiros, nos convidou a sentar em cadeiras Girafa e Frei Egídio e folhear livretos sobre as principais criações da arquiteta.

O ateliê de Lina Bo Bardi na parte baixa do terreno

Só faltou o chá

Vizinho ao ateliê fica a casa do caseiro e ali, se você for, não deixe de dar um afago no Nero, um vira-lata com uma cara de pidão irresistível. Nas últimas semanas ele não tem saído daquele patiozinho porque andou destruindo os canteiros da tia Lina. Ó dó!

Nero está sempre pronto pra receber um afago. Por favor, não resista

Nero está sempre pronto pra receber um afago. Não resista

A exposição O Impasse do Design segue até 31 de julho de quinta a domingo das 10h às 16h. A excelente visita guiada descrita aqui, que inclui a ala íntima da casa e o ateliê, precisa ser agendada pelo educativo@institutobardi.com.br (após o término da exposição, as visitas acontecem apenas com hora marcada).

Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi

Tel: (11) 3744.9902

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